A Igreja Católica tem um novo Papa: Robert Francis Prevost é eleito e adota o nome Leão XIV
O novo líder da Igreja Católica é o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos.

Do alto da sacada central da Basílica de São Pedro, no Vaticano, o cardeal protodiácono Dominique Mamberti proclamou ao mundo, na tarde desta quinta-feira (8), a eleição do novo papa. A tradicional fórmula em latim emocionou os milhares de fiéis reunidos na Praça de São Pedro e milhões de católicos que acompanhavam o momento pela televisão e pela internet.
O anúncio seguiu o tradicional ritual da Igreja Católica, com as palavras solenes ditas em latim:
“Anuncio-vos uma grande alegria. Temos um Papa: O eminentíssimo e reverendíssimo Senhor, Senhor Robert Francis, Cardeal da Santa Igreja Romana Prevost, que se impôs o nome de Leão XIV.”
Dominique Mamberti, como cardeal protodiácono, foi o responsável por proclamar oficialmente o início do novo pontificado. O próximo passo será a primeira aparição pública de Leão XIV, quando concederá a bênção apostólica Urbi et Orbi – “à cidade e ao mundo”.
O novo líder da Igreja Católica é o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos. Ele sucede o Papa Francisco e escolheu o nome Papa Leão XIV, em referência à Ordem de Santo Agostinho, à qual pertence desde o início de sua vida sacerdotal.
Prevost é o primeiro papa nascido nos Estados Unidos e também o primeiro papa agostiniano. Sua trajetória une experiência pastoral na América Latina a um perfil técnico e comprometido com as reformas iniciadas por Francisco.
Ordenado sacerdote em 1982, em Roma, Prevost tem doutorado em Direito Canônico e serviu como missionário no Peru a partir de 1985, onde atuou como juiz eclesiástico, professor e líder em comunidades carentes.
Assumiu a liderança da Província Agostiniana de Chicago em 1999 e, em 2001, foi eleito prior geral da Ordem dos Agostinianos, cargo que ocupou por dois mandatos. De volta ao Peru, foi nomeado bispo de Chiclayo por Papa Francisco, com quem construiu uma relação próxima.
Nos últimos anos, Prevost liderava o Dicastério para os Bispos, função estratégica na escolha de bispos em todo o mundo. Foi criado cardeal em setembro de 2023.
A eleição de Leão XIV representa um novo capítulo para a Igreja Católica, com atenção especial às periferias, à justiça social e à renovação interna da instituição.
Mais Lidas
Publicidade