Corbélia promove 6ª Conferência da Pessoa Idosa com foco em dignidade, direitos e participação
Entre as autoridades presentes estavam o vice-prefeito de Corbélia, Sandro Huf; a secretária de Assistência Social e Família...

Nesta quarta-feira, 7 de maio, a Secretaria de Assistência Social e Família promoveu a 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, no Centro Cultural Vereador José Rubin. O evento contou com a presença de mais de 130 idosos, além de profissionais da rede intersetorial de atendimento e autoridades municipais, regionais e estaduais.
Entre as autoridades presentes estavam o vice-prefeito de Corbélia, Sandro Huf; a secretária de Assistência Social e Família, Chayene Conti; o presidente da Câmara de Vereadores de Corbélia, Emanuel Andrigo Huff; o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Ivo Deitos; a vice-presidente do Conselho Municipal, Patrícia Auache; os vereadores André Lira, Eli Stefanello e Zezinho Milhome; o médico, ex-diretor da 10ª Regional de Saúde e ex-secretário de Saúde de Cascavel, Dr. Miroslau Bailak; e o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDIPI/PR), Jorge Nei Neves.
A conferência proporcionou um importante espaço democrático para o diálogo e a construção coletiva, permitindo a análise de temas relevantes sobre o envelhecimento e a garantia dos direitos da pessoa idosa. O evento também serviu como plataforma para o debate de propostas e estratégias que contribuem para a formulação de diretrizes para as políticas públicas direcionadas a essa população, tanto em âmbito municipal quanto estadual e federal.
O presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDIPI/PR), Jorge Nei Neves, contribuiu com reflexões profundas sobre os desafios enfrentados pela população idosa no Brasil e os avanços obtidos nas políticas públicas voltadas a esse público.
A edição teve como tema central “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, e foi estruturada a partir de cinco eixos temáticos definidos nacionalmente:
1. Financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais;
2. Fortalecimento de políticas para a proteção à vida, à saúde e para o acesso ao cuidado integral da pessoa idosa;
3. Proteção e enfrentamento contra quaisquer formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa;
4. Participação social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices;
5. Consolidação e fortalecimento da atuação dos conselhos de direitos da pessoa idosa como política do Estado brasileiro.
As propostas debatidas na conferência foram construídas previamente durante as Pré-Conferências realizadas em abril, tanto na sede do município quanto nos distritos da Penha e Ouro Verde do Piquiri. Ao todo, mais de 150 pessoas idosas participaram ativamente dessas plenárias preparatórias, contribuindo com ideias concretas e viáveis.
A secretária de Assistência Social e Família, Chayene Conti, destacou a relevância do momento para Corbélia:
“Mais do que um evento, foi uma demonstração de respeito, escuta e valorização das pessoas idosas do nosso município. Conseguimos reunir idosos, profissionais, representantes da sociedade civil e autoridades em um momento de construção coletiva e democrática”, afirmou.
Ela também ressaltou a força da rede local de proteção:
“Fico extremamente orgulhosa em ver que nossa rede de proteção está cada vez mais fortalecida e comprometida com a dignidade e o protagonismo na velhice. As propostas discutidas aqui refletem não apenas os desafios que enfrentamos, mas, principalmente, o potencial de transformação que temos ao unir forças. Agradeço a todos os envolvidos, especialmente à equipe da secretaria e aos conselheiros, que não mediram esforços para fazer deste momento um sucesso”, concluiu.
A 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa destacou a importância de promover a dignidade e o bem-estar da população idosa, construindo um futuro mais justo e acolhedor e assegurando que todos, em qualquer fase da vida, possam viver com respeito e pleno exercício de seus direitos.
Mais Lidas
Publicidade