13 de maio de 2025

Cascavel

Fale conosco

Cascavel

Comitiva italiana aprofunda conhecimentos sobre produção agro brasileira

O Brasil é o primeiro maior produtor mundial de soja, com 167,8 milhões de toneladas, e um dos principais produtores de milho, com 126 milhões de toneladas...

Comitiva italiana aprofunda conhecimentos sobre produção agro brasileira
Divulgação

O presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, recebeu na quinta-feira, 9, no Espaço Impulso, comitiva de representantes da região italiana da Emília-Romagna. O encontro foi marcado pela apresentação de dados e informações sobre o agronegócio brasileiro que chamaram a atenção dos visitantes.

Dilvo destacou que a produção brasileira de grãos chega atualmente a 330 milhões de toneladas e deve ultrapassar 400 milhões até 2030. O Paraná, com apenas 2,3% do território nacional, é responsável por 44,5 milhões de toneladas. Nos últimos 35 anos, a produtividade média nacional cresceu 471%, com aumento de apenas 116% na área plantada e taxa anual de crescimento de 5% na produção. O Sul e o Centro-Oeste concentram 75% da produção nacional.

O Brasil é o primeiro maior produtor mundial de soja, com 167,8 milhões de toneladas, e um dos principais produtores de milho, com 126 milhões de toneladas. No trigo, a produção é de 7,9 milhões, diante de um consumo de 12,5 milhões — o único grão com necessidade de importação. A produtividade média brasileira da soja é de 3,5 mil quilos por hectare. Nos EUA, maior produtor individual, a média no milho chega a 11,5 mil quilos/hectare. Em áreas experimentais do Show Rural, a produtividade ultrapassa 13 mil quilos por hectare e na região Oeste ela é semelhante à norte-americana.

Cooperativas

O presidente da Coopavel também abordou a atuação das cooperativas, especialmente no Paraná. Segundo ele, cooperativas são responsáveis por 70% da soja, 62% do milho e 55% do trigo que, juntos, resultam em 46% dos suínos, 48% do frango, 43% do leite e 30% do peixe produzidos no Brasil. A Coopavel opera com 18 agroindústrias.

No setor de carnes, o Brasil é o terceiro maior produtor de frango. O Paraná lidera nacionalmente com 34,2% dessa produção. O Sul responde por 60% do frango e por 67,7% da suinocultura. Dilvo também lembrou que o Brasil é o país mais preservado do mundo, com 61% de seu território coberto por vegetação.

Dilvo informou ainda que a próxima edição do Show Rural será de 9 a 13 de fevereiro de 2025. Na edição mais recente, em fevereiro, o evento movimentou R$ 7 bilhões e recebeu mais de 400 mil visitantes em apenas cinco dias. Por sua vez, o coordenador do Espaço Impulso, Kleberson Angelossi, apresentou à comitiva o hub de inovação para o agro mantido em parceria pela Coopavel e Itaipu Parquetec.

A comitiva

A comitiva que esteve no Oeste foi composta por nove integrantes, seis da Itália e três do Brasil, em missão organizada pela Fundação Araucária. O grupo se reuniu com representantes de instituições de destaque da Emília-Romagna: a ART-ER, agência de promoção da inovação regional; a Confcooperative Emilia-Romagna, que reúne mais de quatro mil cooperativas; e a Universidade de Ferrara, uma das mais antigas da Europa. A missão buscou ampliar cooperação em ciência, tecnologia, inovação e cooperativismo com o Paraná, com base em acordos já existentes.

Entre os integrantes estiveram o diretor-geral da ART-ER, Roberto Righetti; o assessor internacional Enrico Saltarelli; o vice-presidente da Confcooperative Emilia-Romagna, Roberto Savini; e três representantes da Universidade de Ferrara: os professores Monia Castellini e Matteo D’Alfonso, e a pesquisadora Alessia Benizzi. Antes de visitar a Coopavel, o grupo esteve em Foz do Iguaçu em tratativas com o NAPI Trinacional. Também visitou a Frimesa, em Medianeira, e o Biopark, em Toledo.

Por: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação

Tags:



Mais Lidas

Publicidade