14 de maio de 2025

Cascavel

Fale conosco

Cascavel

Mais de 19 mil pessoas já foram impactadas por ações educativas sobre o mosquito Aedes Aegypti neste ano em Cascavel

Com criatividade e dedicação, equipe da Vigilância leva conhecimento de forma acessível a todos os públicos...

Mais de 19 mil pessoas já foram impactadas por ações educativas sobre o mosquito Aedes Aegypti neste ano em Cascavel
Divulgação

A atuação da equipe de Educação em Saúde Ambiental, da Vigilância em Saúde do Município de Cascavel, tem se tornado referência em levar informação de forma educativa, lúdica, criativa para o público. As ações desenvolvidas pelo setor tem gerado maior engajamento social no enfrentamento ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor de doenças como Dengue, Febre Chikungunya, Zika Vírus e Febre Amarela.

Apenas nos primeiros quatro meses de 2025, as ações educativas  alcançaram 19.329 pessoas com atividades realizadas em escolas, empresas, feiras e unidades de saúde. Entre janeiro e abril de 2025, a equipe realizou atividades em 07 UBS/USF, 11 Cmeis, 34 escolas e colégios, 15 empresas e 6 eventos como a Feira da Mulher, o Show Rural, Feira do Teatro e outros.

A equipe da Educação em Saúde é formada por sete agentes de Endemias que, com criatividade e dedicação, têm levado conhecimento de forma acessível e interativa para todos os cantos da cidade de Cascavel.

As atividades são variadas e pensadas para diferentes públicos. Incluem gincanas, jogos educativos, teatro de fantoches, oficinas com materiais recicláveis, maquetes interativas, além da distribuição de materiais informativos. "Em todas as ações, a proposta é provocar reflexão, engajamento e mudança de comportamento, principalmente entre crianças e adolescentes, que se tornam multiplicadores de informação dentro de casa. Com isso, temos mantido um trabalho contínuo de conscientização da população", explica a supervisora de Campo, Nalva Maria de Sá.

As ações também fazem parte do PSS (Programa Saúde na Escola) e contam com parcerias importantes, como as agentes comunitárias de saúde, a Secretaria Municipal de Educação e as próprias unidades de saúde, que também atuam como elo importante entre as escolas e a equipe de endemias.

Parceria público-privada

Atualmente, empresas privadas buscam ativamente o setor para agendar palestras em eventos como a Sipat. Além disso, o teatro de fantoches desenvolvido pelo grupo já foi convidado a se apresentar em vários locais, reforçando a didática da abordagem educativa da equipe.

Interessados em solicitar ações em escolas, empresas ou eventos podem entrar em contato com a equipe de Educação em Saúde pelo telefone (45) 3902-1343 – Ramal 6115. O serviço é totalmente gratuito.

Por: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação

Tags:



Mais Lidas

Publicidade