16 de maio de 2025

Cascavel

Fale conosco

Cascavel

Cascavel realiza 20° Fórum de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Evento é promovido pela Secretaria de Assistência Social em parceira com Unioeste, CMDCA e outros agentes da rede de proteção...

Cascavel realiza 20° Fórum de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Divulgação

Como parte da campanha Maio Laranja, foi realizado nesta sexta-feira (16), o 20° Fórum Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, no auditório da Unioeste, em Cascavel. 

Promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com a Universidade e o CMDCA, o evento reuniu profissionais da rede de proteção, representantes do poder jurídico e estudantes, com o objetivo de fortalecer estratégias de prevenção, identificação e acolhimento de vítimas.

Dados da Secretaria Municipal de Assistência Social mostram que em 2024 a secretaria atendeu 168 crianças vítimas de abuso sexual e 4 de exploração. A região Leste concentra o maior número de casos com 73 registros, em seguida a região sul  com 68 casos e oeste  com 31 casos. Neste ano, até abril, já foram identificados 26 casos. Destes 25 são do sexo feminino e 1 masculino. Os números reforçam a importância da campanha Maio Laranja para o fortalecimento da rede de proteção.

Segundo a diretora da Seaso, Poliana Lauther, o fórum faz parte de uma série de ações que estão sendo realizadas ao longo de todo o mês de maio. “Hoje, esse fórum, é considerado o Dia D da campanha, mas durante todo o mês, as unidades da Seaso realizam ações nos Centros de Convivência, nos Cras, Creas falando do assunto, para treinar os profissionais que lidam diariamente com essas situações. O objetivo é que essa campanha traga resultados cada vez mais concretos, que estimulem a identificação, a prevenção e a proteção de crianças e adolescentes que sofrem essa violação de direitos”. 

A palestra principal do evento foi realizada pela psicóloga Dani Zeponi, especialista em infância e adolescência, que abordou os caminhos para a escuta e acolhimento de vítimas. “A violência acontece em todos os espaços. Quando ocorre no ambiente doméstico, muitas vezes a criança procura apoio fora, na escola, no Cras, no serviço de convivência, com um professor, na catequese, em fim, alguém que esteja próximo para contar o que está acontecendo. Ela muda o comportamento, pode ficar mais introspectiva, mais ansiosa, exagerar nas atitudes ou até apresentar sinais como automutilação e tristeza. Os pais e professores precisam estar sempre atentos à forma como essa criança está se comportando”. 

O Maio Laranja é uma campanha nacional dedicada à conscientização e combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, com ações educativas e de mobilização em todo o país. O dia 18 de maio é o marco principal da campanha, instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, por meio da Lei 9.970/2000. Denúncias devem ser encaminhadas ao Conselho Tutelar pelos telefones 100 ou 156. Também podem ser realizadas nas unidades policiais: Polícia Federal, Civil, Militar e nas delegacias especializadas.

Por: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação

Tags:



Mais Lidas

Publicidade