Cascavel realiza conferência histórica para construir políticas públicas de igualdade racial
Evento inédito propõe o primeiro Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial e mobiliza representantes de diferentes áreas para debater políticas públicas com foco na equidade...

Cascavel deu um passo importante nesta quinta-feira (22) ao realizar sua 1ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial. Organizado pelo Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), o evento representa um avanço significativo nas políticas públicas locais, ao propor um espaço institucional para o debate sobre equidade racial.
A conferência reúne representantes do poder público, da sociedade civil, de movimentos sociais, lideranças religiosas e autoridades estaduais e municipais. O principal objetivo é construir o primeiro Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial, um documento estratégico que nasce das discussões desta edição e deve orientar as futuras ações do município no combate ao racismo estrutural e na valorização da diversidade étnico-racial. “Esse é um momento histórico. É aqui que começa a construção do nosso primeiro plano municipal, com a presença de todas as secretarias, discutindo políticas públicas para todas as áreas”, destaca Valquíria Cauana, representante dos servidores no Compir e membro da comissão organizadora do evento.
A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de Cascavel e, segundo Aloísio Nascimento, presidente do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial do Paraná (Consepir), é uma das formas mais democráticas de gerar transformação social nas cidades. “É importante entendermos que o processo de conferência surge no Brasil após a Constituição de 88, que garante à população o direito de dialogar diretamente sobre as políticas públicas. É um espaço de escuta ativa, um diálogo franco entre a população e o poder público, onde se constroem soluções reais”, explica.
Os eixos temáticos da conferência abrangem áreas como saúde, educação, segurança pública, assistência social e mobilidade urbana. Para o secretário Marcelo Silva, da Secretaria de Cidadania, Proteção à Mulher e Políticas sobre Drogas (SESD), a conferência irá fortalecer a luta por igualdade racial. “Estamos discutindo temas estruturais, com o objetivo de fortalecer essa pasta e esse assunto tão importante que é a igualdade racial”, afirma.
A secretária de Cultura e Comunicação, Beth Leal, reforça o papel estratégico da conferência na construção de políticas públicas que representem a realidade do município. “Cascavel é um município que tem uma população muito diversificada, nós temos várias etnias aqui e é importante entender todo esse contexto, a questão cultural, histórica, de todos os povos que aqui estão”, valoriza.
Durante o evento, também serão eleitos os delegados que representarão o município na etapa estadual e, posteriormente, na Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial. A participação em todas as etapas amplia a força das demandas locais em nível nacional. “Essa conferência promove o debate e a construção de equidade diante do racismo que ainda persiste em todo o território brasileiro. Realizar esse evento é dar visibilidade às lutas ancestrais dos movimentos negros e às pessoas de religiões de matriz africana, buscando respeito às diferenças”, enfatiza a presidente do Compir e do Centro Afrovida, Lidinalva Rufino dos Santos.
Mais Lidas
Publicidade