28 de maio de 2025

Cascavel

Fale conosco

Cascavel

Simulado de acidente com múltiplas vítimas impacta população no Calçadão de Cascavel

Ação faz parte da campanha Maio Amarelo e reuniu forças de segurança e salvamento no centro da cidade...

Simulado de acidente com múltiplas vítimas impacta população no Calçadão de Cascavel
Luiz Felipe Max

Como parte das ações do movimento Maio Amarelo, a Transitar promoveu, nesta segunda-feira (27), um simulado de acidente com múltiplas vítimas no Calçadão da Avenida Brasil, em Cascavel. A atividade contou com a participação do Corpo de Bombeiros, Samu, Siate, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Guarda Municipal e outros órgãos que integram o Comitê de Trânsito.

Para tornar o exercício o mais próximo possível da realidade, foi montado um cenário com um ônibus e veículos particulares, além de vítimas em diferentes estados de gravidade. A proposta foi treinar os serviços de emergência para situações complexas e, ao mesmo tempo, alertar a população sobre as consequências de atitudes irresponsáveis no trânsito.

"Acidentes com múltiplas vítimas têm uma dinâmica diferente. Por isso, todos os órgãos envolvidos em ocorrências reais estão aqui. Infelizmente, muitos acidentes que atendemos são causados por imprudência", explicou o tenente do Corpo de Bombeiros, William Rizardi.

O impacto visual do simulado foi um dos pontos altos da ação. Segundo Neo Gonçalves, assessora de comunicação da PRF, esse tipo de atividade tem forte apelo educativo. "Quando as pessoas veem de perto um acidente com vítimas, o choque é imediato. E é esse alerta que queremos causar: qualquer um pode estar nessa situação se não respeitar as leis de trânsito", afirmou.

Durante a simulação, foram retratados óbitos e feridos em diferentes níveis de gravidade. A coordenadora de Educação da Transitar, Luciane de Moura, destacou a importância de mostrar o potencial de tragédia em situações que, muitas vezes, começam com infrações simples. "A ideia de usar um ônibus foi justamente para mostrar o número de pessoas que pode ser afetado. Vamos representar vítimas em todos os níveis de gravidade. Mas queremos reforçar que o trabalho do Samu e do Siate não seria necessário se todos agissem com responsabilidade."

Além de ser uma ação de treinamento, o evento fez parte do cronograma do Maio Amarelo em Cascavel, campanha voltada à educação para o trânsito. A organização foi da Transitar, com o apoio de diversas instituições parceiras, como Corpo de Bombeiros, Siate, Samu, PRF, PRE, PM, Guarda Municipal, OAB, Escola Pública Estadual de Trânsito do DER, secretarias municipais de Saúde e Obras, além do Instituto de Criminalística (IPC).

Por: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Luiz Felipe Max

Tags:



Mais Lidas

Publicidade