Cascavel

Guarda compartilhada: durante pandemia, recomendação é priorizar acordos

Devem ser tomadas sem deixar de lado o melhor interesse da criança ou adolescente,...

23 abr 20 - 12h01 Redação SOT
Guarda compartilhada: durante pandemia, recomendação é priorizar acordos

O advogado Henrique Salvati Beck Lima explica que as decisões sobre visitas, em caso de guarda compartilhada, devem ser tomadas sem deixar de lado o melhor interesse da criança ou adolescente, conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente. 

“As visitas devem ocorrer preferencialmente por telefone ou vídeo, de acordo com a recomendação do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. No caso de um dos responsáveis ter voltado de viagem ou ter sido exposto à situação de risco, o conselho recomenda isolamento pelo período de 15 dias”, explica Henrique.

Para realizar um acordo sobre as visitas, não há necessidade de recorrer ao Poder Judiciário, mas é importante o acompanhamento de um advogado de confiança. Casos específicos, no entanto, podem ter necessidade de definição na Justiça. Em São Paulo, por exemplo, o Tribunal de Justiça proibiu que um homem que havia viajado à Colômbia visitasse sua filha, após a mãe apontar medo de que houvesse infecção pelo novo Coronavírus. 

“É preciso que o interesse da criança ou adolescente seja priorizado, mas com cautela na análise dos pedidos de suspensão do regime de visitas, pois infelizmente existe o risco de pessoas mal intencionadas afastarem a criança do genitor com o qual não reside”, pondera o advogado Henrique Salvati Beck Lima. 

“É importante que a convivência familiar não seja gravemente sacrificada, a fim de garantir que o genitor que não reside com a criança tenha contato com o filho pelos meios virtuais ou eletrônicos”, finaliza.

Via: Pro.zza Conteúdo - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.