sexta-feira, 04 de julho de 2025

Cascavel/PR

Fale conosco
Fechar Menu

Cascavel

Líderes de 13 cidades do Oeste conhecem polo empreendedor catarinense

A visita foi promovida pelo Sebrae e teve como foco a troca de experiências sobre desenvolvimento, empreendedorismo e soluções colaborativas.

Divulgação

Uma delegação formada por 26 empresários, secretários municipais e agentes públicos de 13 cidades do Oeste do Paraná participou, entre os dias 23 e 25 de junho, de uma missão técnica às cidades catarinenses de Joaçaba e Luzerna, referências em ecossistemas de inovação no Sul do Brasil. A visita foi promovida pelo Sebrae e teve como foco a troca de experiências sobre desenvolvimento, empreendedorismo e soluções colaborativas.

A Acic (Associação Comercial e Industrial de Cascavel) foi representada por Silvana Borghelot Cordeiro, vice-presidente para Assuntos de Educação, que nesta semana apresentou um relato da viagem durante reunião de diretoria da entidade. Silvana destacou que algumas palavras-chave ajudam a explicar o sucesso do modelo catarinense: conexão, sinergia, pertencimento, ecossistema, empreendedorismo, inovação e soluções. “Ficamos impressionados com o que vimos, principalmente com a força da união entre as instituições. A inovação ali não é um discurso, é prática”, afirma Silvana. Ela exemplificou com o caso de Luzerna, cidade com cerca de seis mil habitantes, que registra proporcionalmente o maior número de startups do Brasil: 98 em operação, o que representa uma a cada 60 moradores.

Outro ponto que chamou atenção da delegação paranaense foi o modelo de cooperação institucional. Em Joaçaba, maior cidade da região visitada, com cerca de 31,5 mil habitantes, a associação comercial local atende também outros oito municípios vizinhos. O ecossistema conta ainda com o envolvimento direto de universidades como a Unoesc, além de Sesi/Senai, Sesc/Senac, Sebrae, Instituto Federal Catarinense (IFC), prefeituras, associações empresariais, sindicatos e cooperativas. “A missão nos trouxe uma série de inspirações. Voltamos cheios de ideias. O desafio agora é implementar o que vimos para potencializar os resultados em Cascavel e nos outros municípios envolvidos”, acrescenta Silvana.

Entre as instituições e empresas visitadas pela comitiva estavam incubadoras tecnológicas, o Polo Inovale, a Universidade Comunitária Unoesc, além de empresas inovadoras como Smart Pixel, Razonet, Odeme, Pioneira e Ecometais. A diversidade das agendas e a receptividade dos líderes locais foram pontos destacados pelos participantes, que elogiaram a articulação regional e o protagonismo das cidades catarinenses na promoção de soluções criativas para o desenvolvimento sustentável.

A missão contou com a participação de representantes de Cascavel, Toledo, Marechal Cândido Rondon, Cafelândia, Corbélia, Pato Bragado, Guaíra, Santa Terezinha de Itaipu, Matelândia, Medianeira, São Miguel do Iguaçu, Quedas do Iguaçu e outras localidades. Entre os presentes estavam representantes da Fundetec, Codesc, secretarias municipais de desenvolvimento, planejamento e educação, e agentes regionais de inovação. A missão técnica reforça o compromisso da região Oeste do Paraná com a inovação e com a busca de boas práticas que possam acelerar o crescimento econômico por meio da cooperação e da criatividade.

Assessoria ACIC

Continue lendo

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.