04 de julho de 2025

Cascavel

Fale conosco

Cascavel

Com doação de terreno, Prefeitura de Cascavel viabiliza construção de mais 96 moradias populares

Contrato entre Caixa e União por Moradia Popular foi assinado nesta sexta-feira(4), beneficiando famílias de baixa renda no Residencial Jaborá..

Com doação de terreno, Prefeitura de Cascavel viabiliza construção de mais 96 moradias populares
Divulgação

Mais um avanço na política habitacional no município de Cascavel foi celebrado nesta sexta-feira (4). Em solenidade realizada no Paço, foi assinado o contrato entre a Caixa Econômica Federal e a União por Moradia Popular do Paraná (UMP/PR), que viabiliza a construção de 96 unidades habitacionais no Projeto Residencial Jaborá. O projeto integra o programa Minha Casa Minha Vida – Entidades. 

A Prefeitura de Cascavel teve papel decisivo para tornar o projeto realidade com a doação da área onde as casas serão construídas. Por meio da Cohavel, o município aprovou a desafetação e o repasse legal do terreno ao Governo Federal.

O prefeito Renato Silva destacou que enxerga a habitação como uma das prioridades de sua gestão. “O sonho da casa própria é de toda a família: do pai, da mãe, dos filhos e até dos netos. Por isso, nosso papel como Município é dar as mãos e fazer a nossa parte. Doamos o terreno, organizamos a estrutura e, junto com o governo federal e as entidades, ajudamos a transformar esse sonho em realidade”. 

"A Prefeitura fez a sua parte ao ceder o terreno, e a entidade organizou as famílias e viabilizou o projeto junto ao governo federal. É assim, somando esforços, que conseguimos garantir moradia para quem precisa", garante o presidente da Cohavel, Vinicius Boza.

O contrato assinado nesta tarde permitirá que famílias com renda de até dois salários mínimos tenham acesso à casa própria. A seleção das famílias a serem beneficiadas é feita pela própria UMP/PR, que também será responsável por acompanhar e executar o projeto. A iniciativa garante que o benefício chegue a quem realmente precisa, sem exigência de nome limpo ou análise em órgãos como Serasa ou SPC.

“O que estamos celebrando aqui é uma conquista de vida”, afirmou Aguinaldo Júnior, presidente da União por Moradia Popular do Paraná. “Essas famílias, que muitas vezes nem passariam pela porta de um banco, hoje conseguem assinar um contrato sem burocracia, sem consulta ao Serasa, porque há um projeto voltado exclusivamente para elas. E tudo isso só é possível com parceria: Governo Federal, Caixa, entidades organizadas e, principalmente, a Prefeitura que doou esse terreno.”

Essa será a primeira contratação na modalidade "Entidades" do Minha Casa Minha Vida em Cascavel, conforme destacou o superintendente da Caixa Econômica, Marcos Willems. “É um trabalho coletivo: o Ministério das Cidades, a Caixa, a Prefeitura e a entidade que organizou e selecionou as famílias. A UMP fará toda a gestão da obra e dos cadastros. A Caixa libera os recursos e, quando houver parcelas a pagar, acompanha os contratos ao longo dos cinco anos”.

Por: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação

Mais Lidas

Publicidade