Dilvo destaca excelência sanitária do País em encontro do Iguassu Valley
Diante de empresários, professores, pesquisadores e representantes de entidades acadêmicas e do setor produtivo, Dilvo alertou sobre os riscos da gripe aviária para a economia brasileira...

O presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, participou da primeira reunião aberta do ano da Câmara Técnica de Inovação do Iguassu Valley, braço do POD (Programa Oeste em Desenvolvimento), realizada na Usina do Conhecimento, em Toledo. Diante de empresários, professores, pesquisadores e representantes de entidades acadêmicas e do setor produtivo, Dilvo alertou sobre os riscos da gripe aviária para a economia brasileira, especialmente para o Oeste do Paraná, uma das principais regiões produtoras de proteína animal do mundo. Mas, principalmente, destacou a excelência sanitária do País, reconhecida em todo o planeta.
Dilvo mencionou a crise aviária registrada no Brasil em maio deste ano, com foco confirmado no município de Montenegro, no interior do Rio Grande do Sul. Embora os casos tenham sido rapidamente controlados, o episódio levou ao fechamento temporário de mercados internacionais. "Com as medidas adotadas e recuperação do status de livre da doença, aos poucos o Brasil vem retomando esses mercados, graças à postura responsável e transparente adotada pelo país diante do caso", destacou. O setor de proteína animal de frangos exporta para mais de 150 países.
O presidente da Coopavel ressaltou que o Brasil conta com uma das sanidades animais mais confiáveis e robustas do mundo. "Seguimos regras rígidas e com total transparência, o que nos permite atuar em todos os continentes. Isso é fruto de um trabalho técnico sério e constante", afirmou. Dilvo ainda lembrou que o primeiro caso de gripe aviária foi registrado na Europa em 1996 e chegou aos Estados Unidos em 2015. O Brasil, por sua vez, confirmou o primeiro caso em granja comercial apenas agora, quase três décadas depois do surgimento da doença. “Isso mostra a qualidade do que é seguido e orientado aqui”.
Durante sua fala, Dilvo enfatizou que o Brasil é o maior exportador mundial de carne de frango e que o Paraná tem papel decisivo nessa liderança, respondendo por 34,5% da produção e exportação nacional de carne de aves de corte. "Uma crise sanitária pode colocar em risco toda essa cadeia, afetando diretamente empregos, renda e a segurança alimentar de milhões de pessoas", alertou o presidente da Coopavel.
A reunião também abordou temas relacionados à inovação, segurança sanitária e desenvolvimento regional sustentável. O Iguassu Valley, atualmente presidido por Victor Donaduzzi, é uma iniciativa que integra academia, setor produtivo e poder público, e se consolida como um dos principais fóruns de inovação do Oeste do Paraná. O Iguassu Valley é um ambiente de inovação, do qual além da Coopavel, participam empresas, instituições de ensino, órgãos públicos, entidades empresariais e cooperativas.
Mais Lidas
Publicidade