terça-feira, 08 de julho de 2025

Cascavel/PR

Fale conosco
Fechar Menu

Cascavel

Julho Amarelo mobiliza Cascavel no enfrentamento às hepatites virais

Saúde intensifica ações de prevenção, testagem e conscientização em toda a rede pública durante o mês de julho.,.

Divulgação

A Prefeitura de Cascavel, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está mobilizada ao longo de todo o mês de julho com ações voltadas ao Julho Amarelo. A campanha reforça ações já realizadas no Município para conscientização e combate às hepatites virais, via atividades educativas, e oferta de testes rápidos gratuitos em todas as unidades de saúde e também no Cedip (Centro Especializado em Doenças Infecto Parasitárias).

De acordo com dados da Sesau, entre 2015 e 2025 foram registrados 2.004 casos de hepatite B e 701 casos de hepatite C em Cascavel. O público mais atingido é de homens com mais de 30 anos. A vacina contra a hepatite B está disponível gratuitamente em toda a rede municipal e pode ser tomada em qualquer idade. Já os testes rápidos para hepatites B e C são oferecidos de forma contínua nas unidades básicas de saúde e no Cedip e em caso de resultado positivo, o paciente é encaminhado para investigação mais detalhada e, se necessário, para o tratamento.

Segundo a Coordenadora do Cedip, Josana Dranka, algumas pessoas podem ter o vírus e nem saber, o que dificulta o tratamento. “Pessoas acima de 40 anos, que passaram por cirurgias, receberam transfusão de sangue ou não tomara a vacina na juventude, podem estar expostas ao vírus da hepatite B ou C e não sabem. Por isso é fundamental procurar a unidade de saúde e realizar o teste”, explica a coordenadora do Cedip, Josana Dranka.

Segundo ela, o diagnóstico precoce é essencial para conter a evolução da doença e salvar vidas. “No caso da hepatite C, os avanços no tratamento já garantem índices de cura de até 98%, desde que o paciente inicie o acompanhamento médico assim que identificado”, destaca. 

Além da testagem e da vacinação, a prevenção envolve o uso de preservativos, não compartilhar objetos que possam ter contato com sangue (como lâminas de barbear, seringas, agulhas, alicates de unha) e a realização de exames durante o pré-natal, especialmente por gestantes e seus parceiros.

Onde fazer o teste e a vacina

Em Cascavel, os testes rápidos e também as vacinas para hepatites B e C estão disponíveis gratuitamente pelo SUS em todas as UBSs e USFs de Cascavel. O atendimento é simples, rápido e seguro.

O exame também pode ser feito no CEDIP,  localizado na Rua Cuiabá, 2340 – Centro, de segunda a quinta-feira, das 7h às 17h. Em caso de diagnóstico positivo, o paciente é encaminhado imediatamente para o início do tratamento. 

Campanha nacional

No Brasil, o Julho Amarelo foi instituído pelo Ministério da Saúde em 2019 como estratégia de mobilização nacional para o enfrentamento às hepatites virais. As doenças, que afetam o fígado, são muitas vezes silenciosas e, quando não tratadas, podem evoluir para casos graves de cirrose ou câncer hepático. Estima-se que cerca de 400 milhões de pessoas no mundo convivam com infecções crônicas pelos vírus B ou C.

Segundo dados do Ministério da Saúde, até 2020, o Brasil já havia registrado 254.389 casos confirmados de hepatite B e 262.815 de hepatite C. Essas infecções continuam sendo as principais causas de doenças hepáticas crônicas no país.

Luiz Felipe Max

Continue lendo

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.