quarta-feira, 23 de abril de 2025

Cascavel/PR

Fale conosco
Fechar Menu

Brasil

CNH gratuita pode ser autorizada em todos os estados do país

Segundo o projeto, todas as etapas de emissão do documento serão gratuitas...

Pessoas com baixa renda poderão ter acesso a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de forma gratuita. A ideia integra o Projeto de Lei 3.904/2019 de autoria do deputado federal Emerson Miguel Petriv (PROS-PR).

De acordo com a proposta, o objetivo é que a CNH seja usada para fins profissionais, além da pretensão de estender a CNH Social para todo o Brasil. Por meio do programa, todas as etapas que integram a emissão da habilitação serão custeadas, como exames psicotécnicos, médicos e de aptidão física.

A CNH Social opera de maneira diferente em cada lugar, já que em alguns locais é necessário que o interessado faça cadastro no site do Detran e em outros, em Centros de Formação de Condutores (CFCs) credenciados.

Justificativa – CNH Social

O autor do Projeto explica que para ter acesso ao Programa CNH Social, será necessária a comprovação de renda, uma vez que a medida tem a finalidade garantir a habilitação às pessoas que não possuem condições de pagar. “Para as camadas mais pobres da população a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) constitui uma oportunidade a mais de conseguir emprego, de exercer uma atividade econômica”, acrescenta o parlamentar.

Para ele, as atuais exigências criadas pelo Código de Trânsito em vigor impedem acesso democrático à habilitação. “O custo com aulas, exames, prova de direção e outros custos administrativos, tem constituído impedimento para esta parte da população acessar os serviços”, argumentou.

Requisitos – CNH Social

Vale destacar que para ter acesso à CNH Social será necessário que o interessado atenda a alguns requisitos, como por exemplo, mais que 18 anos para a categoria “B” ou mais que 21 anos (ou dois anos de CNH com categoria “B”) para ter a categoria “D”.

Além disso, é necessário residir no estado do processo há, pelo menos, dois anos; ter o nível de educação básica completo (saber ler e escrever); e renda familiar de até três salários mínimos por pessoa.

Via: Gil Martins/Acústica FM - Foto: Divulgação

Continue lendo

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.