Café com RH toca em temas atuais e dos pertinentes para as empresas
O presidente da Acic, Marcio Blazius, deu boas-vindas aos presentes e lembrou de mudanças que aconteceram no universo do trabalho nas últimas décadas

Cerca de 250 empresários e profissionais da área de recursos humanos participaram na manhã desta quinta-feira, 16, no Auditório Cascavel, da sétima edição do Café com RH. Liderança, conformidade e resultados em um cenário de transformação foram os temas centrais trabalhados pelos palestrantes convidados. O evento foi organizado pela Acic com apoio do Núcleo de Profissionais de Recursos Humanos, Instituto Diálogo Certo, Evoluze Contabilidade e Alves & Manfroi Advogados Associados.
O presidente da Acic, Marcio Blazius, deu boas-vindas aos presentes e lembrou de mudanças que aconteceram no universo do trabalho nas últimas décadas. “Quando comecei, não havia a cultura de a empresa se preocupar, por exemplo, com o bem-estar do trabalhador. E isso, felizmente, evoluiu muito. Hoje, temos cuidados e valorização do funcionário e o RH não é mais visto como um custo e sim como um setor estratégico, talvez o mais importante deles, no cotidiano das empresas”. A Acic apresentou suas mais de 20 soluções e o gerente Cesar Ióris convidou para o Conexão, em setembro.
Liderança
Desvendando o potencial: Como o RH impulsiona líderes de alta performance foi o tema da palestra de abertura com a mentora e treinadora de líderes, bióloga, administradora e especialista em gestão da qualidade Eliane Gavasso. Ela afirmou que todo grande líder que você conhece foi, um dia, apenas alguém com potencial que encontrou alguém que acreditou nele. O RH, segundo ela, revela, desenvolve e transforma. Eliane falou de habilidades diferenciais do líder comum e do assertivo. O assertivo desenvolve pessoas, inspira propósito, atua com visão sistêmica e cria cultura e engajamento.
A administradora de empresas e contabilista Janaína Câmera trouxe informações preciosas sobre eSocial - Da teoria à prática: Superando os obstáculos do dia a dia. Ela disse que o eSocial é a obrigação acessória mais importante na relação entre empresas, colaboradores e órgãos governamentais. Por isso, da necessidade da conformidade, acentuou. Ela lembrou que o eSocial deriva do Sped, criado em 2007 pelo governo para fiscalizar melhor e arrecadar mais. Em 2014, o eSocial começou para valer com a função de unificar, padronizar e distribuir informações aos órgãos do governo. Ou seja, surgiu para controle das empresas, que hoje são 100% fiscalizadas.
Premiação
O advogado Joaquim Pereira Alves Júnior, membro do departamento jurídico e vice-presidente da Acic de Relações do Trabalho, discorreu sobre Remuneração e premiação: Aspectos jurídicos essenciais para o RH. Em síntese, Joaquim afirmou que o pagamento de premiação aos trabalhadores é uma excelente ferramenta para incrementar os ganhos dos funcionários sem os reflexos contratuais e encargos previdenciários.
Porém, alertou o advogado com décadas de experiência na área, é de suma importância que as empresas, por intermédio dos seus departamentos de recursos humanos, adotem medidas preventivas a fim de não ter riscos de processos trabalhistas e, também, de eventuais fiscalizações pelo INSS/Receita Federal.