Construção modular agiliza obra do novo prédio da Escola Municipal José Baldo que será entregue em tempo recorde
"Aqui, vamos ter uma estrutura mais ampla, moderna e segura para receber de volta as crianças", garante o prefeito em exercício, Henrique Mecabô

Com quase 50 anos de história em Cascavel, a Escola Municipal José Baldo, vive um novo capítulo, com a construção do zero de uma nova unidade, após a demolição da instituição em maio. O trabalho da edificação do novo prédio, que vai atender cerca de 300 alunos, está em pleno vapor e a previsão é de entrega recorde, o que permitirá o início do ano letivo de 2026 já na nova estrutura.
Durante a visita técnica à obra nesta quarta-feira (23), o prefeito em exercício, Henrique Mecabô, destacou a inovação do modelo de construção modular, que permite a agilidade na execução e também a qualidade do trabalho. “Impressiona saber que em seis meses já teremos essa escola pronta. Uma obra convencional levaria até dois anos. Aqui, vamos ter uma estrutura mais ampla, moderna e segura para receber de volta as crianças da José Baldo, que hoje estão tendo aulas na Unipar graças a uma parceria com a Secretaria de Educação”, explicou.
A nova unidade contará com área construída de 1.312,23 m², no coração do Jardim Palmeiras. O investimento total é de R$ 9.960.000,00. Segundo o secretário de Serviços e Obras Públicas, Severino Folador, o método inovador é rápido e eficiente. “Menos de 30 dias após o início e já temos a fundação em execução. A estrutura começa a ser montada ainda neste mês. É o futuro da construção pública: mais ágil, mais limpa e mais segura. Estamos dentro do cronograma e com fiscalização facilitada”.
A escola também preza pela sustentabilidade, com o uso de placas fotovoltaicas para geração de energia solar e sistema de captação da água da chuva para reaproveitamento. São tecnologias que trazem economia e responsabilidade ambiental.
A arquiteta da Secretaria de Educação, Sabrina Pescador, que acompanha de perto o projeto, detalhou a estrutura da nova escola será de alto nível. “Vamos ter sete salas de aula, biblioteca, laboratório de informática e robótica, sala de reforço, refeitório, sala multiuso, além de saguão coberto, parquinho com piso emborrachado, acessibilidade em todos os pontos e estacionamento interno. Toda a parte de acabamento segue o padrão de qualidade já adotado pelo Município, com piso vinílico, barrado em pastilha, esquadrias de alumínio e climatização”, explicou.
Durante a obra, os alunos continuam assistindo às aulas na Unipar, com transporte garantido e acompanhamento da equipe pedagógica. Essa é a terceira escola de Cascavel a ser construída com tecnologia modular. As unidades Romilda e Maria Fumiko já foram entregues com o mesmo sistema, que se consolida como alternativa moderna para ampliar e renovar a rede municipal de ensino. Além da José Baldo, outras escolas também estão passando por reformas ou com projetos em andamento, reforçando o compromisso da gestão com a qualidade da educação pública. “Hoje, nossas escolas públicas estão com cara de privada. Isso se deve ao trabalho conjunto de servidores dedicados, famílias engajadas, uma secretaria presente e, claro, uma estrutura que acompanha esse avanço”, avalia o prefeito em exercício, Mecabô.