Pythia: Operação da Polícia Federal desarticula organização criminosa no PR e SP
Nesta fase da operação, foram cumpridos 14 mandados de prisão e 21 de busca e apreensão em dez cidades diferentes, todos expedidos pela Justiça Estadual de Cascavel (PR).

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (30), a Operação Pythia, com foco no desmantelamento de uma estrutura criminosa dedicada ao tráfico de drogas e à lavagem de dinheiro nos estados do Paraná e São Paulo. Com base operacional na região de fronteira, o grupo é apontado como responsável por abastecer grandes centros urbanos controlados por facções com atuação nacional, como em São Paulo e Minas Gerais.
As investigações se estenderam por aproximadamente um ano e revelaram uma organização fortemente estruturada. Nesse período, foram apreendidas cerca de seis toneladas de entorpecentes, entre cocaína e maconha, além de armamentos de uso restrito, como fuzis calibre 5.56, revólveres e pistolas — arsenal que, segundo a PF, seria entregue a organizações criminosas atuantes no Sudeste.
A PF também identificou um esquema sofisticado de lavagem de dinheiro, utilizando empresas de fachada e transações imobiliárias para ocultar o lucro obtido com o tráfico. “Esse grupo não apenas traficava drogas em grande escala, mas também estruturava uma rede para legalizar os ganhos ilícitos por meio de negócios aparentemente legítimos”, explicou um dos investigadores.
Nesta fase da operação, foram cumpridos 14 mandados de prisão e 21 de busca e apreensão em dez cidades diferentes, todos expedidos pela Justiça Estadual de Cascavel (PR).
O nome da operação, “Pythia”, faz referência à figura da sacerdotisa grega consultada por líderes em decisões estratégicas, simbolizando o papel da inteligência policial na antecipação de movimentos do crime organizado.