05 de agosto de 2025

Cascavel

Fale conosco

Cascavel

EJA | Cascavel reforça política de alfabetização com Seminário de Educação de Jovens e Adultos

E, para reforçar a necessidade de inclusão e transformação destes alunos nas salas de aula e a qualidade do material didático ofertado..

Foto: Divulgação

Em Cascavel, o EJA (Ensino de Jovens Adultos) acontece em sete escolas da Rede Municipal, que oferecem ao público que não teve a oportunidade de frequentar a sala de aula regular na infância, a chance de aprender a ler e escrever.

Além das Escolas Maria Tereza de Abreu Figueiredo, no Bairro Santa Cruz, Aníbal Lopes, no Floresta, Francisco Vaz de Lima, no Interlagos, Maria dos Prazeres Neves, Jardim União, Zumbi dos Palmares, no Complexo Cajati ( Zona Rural), e Neiva Ewald, no Presidente, o Centro Paulo Freire, no Coqueiral, oferece as aulas nos três períodos. Nas Escolas Municipais apenas no período noturno.

E, para  reforçar a necessidade de inclusão e transformação destes alunos nas salas de aula e a qualidade do material didático ofertado, o governo municipal através da Secretaria Municipal de Educação, realiza hoje (4), no Ceavel (Centro De Aperfeiçoamento Dos Servidores Públicos Municipais De Cascavel), o Seminário de Educação de Jovens e Adultos com o tema: Caminhos para a Escolarização de Jovens e Adultos: Currículo e organização do ensino.

”Nós vamos trabalhar essa modalidade com professores, diretores e coordenadores que atendem essa modalidade em suas escolas. Hoje, Cascavel tem sete estabelecimentos de ensino que atendem a educação de jovens e adultos, também temos alguns municípios da região participando conosco, porque hoje será lançado aqui materiais produzidos pelo município de Cascavel em relação à parte orientativa de como trabalhar na educação de jovens e adultos. Vamos apresentar o currículo e materiais de apoio ao trabalho dos professores e dos alunos. O Seminário segue até a noite quando será encerrado com uma palestra da professora Marta Sforni, da Universidade Estadual de Maringá, que foi coordenadora-geral da reestruturação do Currículo para a Educação de Jovens e Adultos”, detalha a secretária de Educação, Marcia Baldini. 

O currículo da EJA, articulado com a Organização Intencional do Ensino, busca garantir uma formação integral, conectando os conteúdos escolares às experiências de vida dos alunos, promovendo o desenvolvimento do pensamento crítico, a leitura do mundo e o exercício pleno da cidadania.

Em Cascavel, 3,2% da população ainda não está alfabetizada. “A educação de Jovens e Adultos é uma política nacional muito importante para que possamos trazer essas pessoas que estão à margem da sociedade, para uma sociedade letrada”, destaca Coordenadora Municipal e Estadual do Pacto EJA, Tchierly Juliani Bier de Oliveira

De acordo com ela, no Brasil existem 11 milhões de analfabetos, número que pode ser reduzido com a política de alfabetização de jovens e adultos. Em Cascavel, o caminho para quem quiser aprender  ler e escrever passa pela Secretaria Municipal de Educação, que orienta os alunos e os encaminha para matrículas nas escolas mais próximas às suas residências.

Por: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação

Leia Também

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.