Cascavel sedia II Seminário Estadual do Paraná sobre Educação em Tempo Integral
São mais de mil profissionais de 280 municípios reunidos em prol da educação...

Cascavel sedia o II Seminário Estadual – Paraná Formação Continuada do Programa Escola em Tempo Integral – Região Sul 2025, que reúne profissionais da educação de diversos municípios do estado para aprofundar debates e capacitação sobre a Educação Integral em Tempo Integral. A programação começou ontem (12) e se estende por esta quarta-feira (13), com palestras, apresentações culturais e troca de experiências, no Clube Comercial.
O seminário integra a construção do Programa de Formação Continuada para Profissionais da Educação Básica na Perspectiva da Educação Integral em Tempo Integral, iniciativa do Ministério da Educação em parceria com seis universidades federais, entre elas a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), responsável pela formação na Região Sul.
Com o apoio de instituições como Undime, UNCME, Consed e a Secretaria Estadual de Educação do Paraná, além de universidades estaduais e federais, o programa visa formar gestores e técnicos para elaborar ou revisar políticas locais de educação integral, ampliando matrículas e fortalecendo essa modalidade em todas as etapas da educação básica.
Estamos recebendo quase 1.000 profissionais de 280 outros municípios para aprender, dar exemplo e compartilhar, junto com a equipe técnica, que soma mais de 140 colaboradores.
O evento teve início com uma apresentação do Coral Encanta Cascavel, formado por alunos de escolas de tempo integral da cidade, seguida da palestra “Educação em Tempo Integral: próximos passos”, ministrada por Raquel Franzim, coordenadora geral de Educação Integral e Tempo Integral do MEC, com mediação do professor Elsio Corá, da UFFS.
A secretária de Educação, Marcia Baldini, destacou a importância do seminário. "Este encontro é fundamental para fortalecer as políticas públicas que ampliam e qualificam a educação integral no Paraná. É uma oportunidade para alinharmos ações, trocarmos experiências e garantir que nossos alunos tenham acesso a um ensino de qualidade, em tempo integral”.
O vice-prefeito Henrique Mecabô também ressaltou o papel coletivo na consolidação da Educação em Tempo Integral. “Todos nós podemos contribuir para que a Educação em Tempo Integral avance. Esse é um compromisso que ultrapassa as paredes da escola, envolvendo famílias, comunidade e poder público. Quando cada um faz a sua parte, construímos juntos um futuro melhor para nossas crianças e jovens”.
Coordenadora geral de Educação Integral e Tempo Integral do MEC, Raquel Franzim, reforçou o papel da formação continuada e do engajamento local. “Educação integral é uma política que precisa respeitar as especificidades de cada território e valorizar os profissionais que fazem a diferença no dia a dia da escola. O seminário é um espaço para fortalecer esse compromisso coletivo.”
O município de Cascavel, que hoje conta com 12 mil alunos matriculados em tempo integral na Rede Municipal de Ensino, reforça seu papel de referência estadual ao sediar um evento dessa magnitude.
PROGRAMAÇÃO DE HOJE (13)
O segundo dia do seminário terá apresentações culturais da Educação Integral da Rede Estadual e da Educação Infantil de Cascavel e modalidades de Educação Integral. Entre as atividades, destacam-se a mesa-redonda sobre os 40 anos dos CIEPs, com a participação das professoras Jaqueline Moll (UFRGS) e Cláudia da Mota Darós Parente (UNESP).
Haverá também palestras como “O novo PAR e a Gestão Educacional”, com Tailine Francisca Araujo Santos (MEC), e painéis de experiência sobre infraestrutura escolar a serviço da educação integral, e sobre intersetorialidade na educação integral, mediados por profissionais da UFFS e Unioeste.
Encerrando a programação, a palestra “Currículo Azul e a Educação Integral”, com Sara Regina Sampaio (IFPR), será seguida do momento de confraternização “Doce Despedida”, um café para encerrar o encontro com leveza e carinho.
A programação promete mais momentos ricos de aprendizado, troca e fortalecimento da rede de educação integral no Paraná.