14 de agosto de 2025

Cascavel

Fale conosco
Cascavel

Florada dos ipês colore as paisagens e encanta cascavelenses

São ipês amarelos, rosas, roxos, brancos que dão mais vida às ruas da cidade. E, você, já tirou uma foto com esses presentes da natureza?

Florada dos ipês colore as paisagens e encanta cascavelenses
© Divulgação

Cascavel está vivendo um dos momentos mais bonitos do ano: a florada dos ipês. Pelas ruas, praças e avenidas, as copas carregadas de flores transformam a paisagem em um cenário que convida a admirar  e, claro, fazer aquela foto para que o registro não fique apenas na memória. É a natureza em seu auge, trazendo beleza e toda sua imponência.

Segunda a Secretaria de Meio Ambiente, a cidade abriga ipês amarelos, brancos, roxos e rosas. Entre eles, o roxo e o amarelo são os mais comuns, seguidos pelo rosa. O branco é o menos frequente. Há ainda uma raridade: uma mutação natural do ipê-roxo Handroanthus heptaphylla. Normalmente, a flor dessa espécie é rosa com o centro amarelado, mas, de forma espontânea na natureza, podem surgir cores diferentes. Em Cascavel, existe um exemplar de tom abricô, uma mistura de rosa, amarelo e laranja, espécie rara e de beleza inigualável. Ele pode ser visto na Rua Marechal Floriano, nº 2087, no bairro Neva, e há mais um ou dois exemplares na Avenida Barão do Rio Branco, no canteiro central.

Cada espécie floresce em um período diferente, embora o clima possa influenciar e alterar esse calendário natural. O ipê-roxo costuma florescer entre junho e julho; o ipê-amarelo, entre julho e agosto; o ipê-rosa, no fim de agosto; e o ipê-branco em setembro. No entanto, a florada pode variar conforme o clima e outros fatores. 

A boa adaptação dos ipês a Cascavel se deve ao fato de algumas espécies serem nativas e outras, mesmo não sendo, se ajustarem bem ao clima local. Embora não haja um número exato de exemplares catalogados na cidade, é possível encontrá-los em diferentes regiões: da Avenida Tancredo Neves e entorno do Lago Municipal a várias avenidas e bairros.

Quanto ao porte, o ipê-roxo é o que alcança maior altura, seguido pelo ipê-amarelo nativo. No planejamento urbano, os ipês são árvores recomendadas pelo Plano de Arborização, desde que respeitados critérios como espaçamento entre exemplares, distância de equipamentos públicos, área permeável ao redor do tronco e largura mínima das calçadas.

E, aí, você já registrou sua foto com o ipê? Se fizer, não esqueça de marcar o @PortalSot no instagram.

Por: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação


Mais Lidas