24 de agosto de 2025

Cascavel

Fale conosco
Cascavel

Exposição com recursos de acessibilidade marca momento inédito de inclusão no Museu Histórico de Cascavel

"Mostra Histórico-Cultural de Cascavel: Do Passado ao Presente" retrata a evolução da cidade ao longo dos anos e também marca os 49 anos do Museu Histórico Celso Formighieri Sperança

O Museu Histórico Celso Formighieri Sperança abriu as portas para um momento inédito nesta terça-feira (19): a primeira exposição com recursos completos de acessibilidade, em Cascavel. Mostra Histórico-Cultural de Cascavel – Do Passado ao Presente retrata a evolução de Cascavel ao longo dos anos e garante que qualquer pessoa, independentemente de limitações visuais ou auditivas, possa conhecer de perto a história do município.

A exposição, resultado de uma parceria entre a Secretaria Especializada de Cidadania, Proteção à Mulher e Políticas sobre Drogas (Sesd), por meio da Assessoria de Políticas Públicas de Inclusão e Acessibilidade (Appis), e a Secretaria de Cultura, conta com placas em braille junto às fotografias, permitindo que pessoas com deficiência visual possam interagir com o conteúdo, e um totem interativo que dá acesso ao site oficial da mostra, com tradução em Libras e audiodescrição das imagens, ampliando o alcance para pessoas surdas e com deficiência visual. A exposição também terá visitas guiadas com intérpretes de Libras no Centro Cultural Gilberto Mayer.

O prefeito Renato Silva destacou a importância desse avanço para tornar a cultura acessível a todos. “É importante ter essa escrita em braille e o totem autodescritivo para que as pessoas com deficiência possam conhecer a nossa história de ontem e também a história de Cascavel do futuro. É uma forma de valorizar, de respeitar e de garantir igualdade para todos. Fiquei emocionado ao ver a leitura em braille sendo feita dentro do nosso museu, porque isso mostra que o governo está proporcionando acesso de verdade a cada cascavelense. É nosso dever e nossa felicidade poder oferecer isso”.

A secretária de Cultura e Comunicação, Beth Leal, reforça o sentido de pertencimento que a mostra provoca, com acessibilidade real.  “As pessoas poderão tatear imagens, ouvir as descrições do que está à frente e conhecer de perto a própria história”.

O secretário da Sesd, Marcelo Silva, pontua que o importante é garantir que pessoas com deficiência auditiva e visual também desfrutem do percurso histórico de Cascavel. “É a inclusão para que elas possam também fazer parte da vida cultural”.

A construção do conteúdo acessível contou com quem vive essa necessidade. A professora Cíntia Cristina Passos Alves, deficiente visual e colaboradora nas legendas em Braille, descreve o impacto da experiência para o público com deficiência. “É muito importante quando descreve a imagem e a cor para ter uma ideia do que temos na Catedral, no Lago Municipal. Tudo isso é muito importante e atende a pessoa com deficiência visual em todos os níveis. Faz a gente se sentir incluído e que a sociedade está melhorando”.

A mostra conta com o apoio de instituições educacionais como o Núcleo Regional de Educação, o Instituto Federal do Paraná, o Centro de Apoio Pedagógico às Pessoas Cegas ou com Visão Reduzida (CAP) e o Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS).  

A Mostra Histórico-Cultural de Cascavel – Do Passado ao Presente fica aberta ao público no Centro Cultural Gilberto Mayer, localizado na Rua Duque de Caxias, 379, no Centro de Cascavel. A exposição é de longa duração. 

/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação


Mais Lidas