Programa mapeia potencialidades para o desenvolvimento dos distritos rurais de Cascavel
Diagnóstico contribui para o planejamento das próximas ações do poder público no interior...

A primeira fase do Programa de Desenvolvimento dos Distritos Rurais, iniciativa que pretende fortalecer a economia das comunidades do interior da cidade, foi apresentada hoje (28), em reunião na Prefeitura de Cascavel. O levantamento é fruto de uma parceria entre a AIF (Agência de Inteligência e Fomento), Sebrae e a consultoria 2DA. A pesquisa abrange os sete distritos de Cascavel e busca identificar vocações locais e potenciais de crescimento.
Segundo o diretor da AIF, Miro Filho, o processo envolve um trabalho de campo que vai muito além da coleta de dados. “É um estudo, uma pesquisa para fomentar o desenvolvimento dos distritos rurais. Nesta primeira fase foram ouvidos moradores, lideranças locais e produtores, sempre em busca de informações sobre as características de cada distrito. Queremos entender qual é a vocação de cada local: se é mais voltada ao agro, ao turismo ou a outras atividades”, explicou.
Os resultados desse diagnóstico servirão de base para o planejamento das próximas ações do poder público. Com essas informações em mãos, a Prefeitura poderá reforçar, estruturar e investir em infraestrutura para que cada distrito se desenvolva ainda mais.
O programa está estruturado em três etapas. A primeira, já concluída, consiste na coleta e análise das informações levantadas. A segunda será a formulação dos projetos a partir desse diagnóstico. Já a terceira é a consolidação dos planos, quando a Prefeitura, junto das secretarias municipais, definirá responsabilidades, estratégias e metas.
Miro Filho comenta que o fortalecimento dos distritos é fundamental para o crescimento equilibrado de Cascavel. “É importante olhar para os sete distritos, porque eles também fazem parte do município. Quando os distritos crescem, Cascavel cresce junto, e vice-versa”.
O levantamento já aponta algumas oportunidades estratégicas. “Percebemos a grande potência do agro na nossa região, mas também encontramos dados surpreendentes. Em Sede Alvorada, por exemplo, está se formando um HUB logístico que pode se conectar ao Contorno Norte e favorecer o desenvolvimento daquela localidade. Temos distritos fortes no agroturismo, que podem ser direcionados futuramente à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Além disso, o estudo identificou atividades como produção de hortifruti, piscicultura, laticínios, entre muitas outras que podem ser fomentadas”.
A reunião de apresentação da primeira fase contou com a presença da Prefeitura, Legislativo, Codesc, Acic, Sindicato Rural, Sebrae, Fiep, Fundetec, Casa Civil, Semdec, AIF, Seplag, Sefin e Conselho Regional de Contabilidade.