18 de setembro de 2025

Cascavel

Fale conosco
Paraná

Relatoria do deputado Marcio Pacheco garante aprovação na CCJ de projeto que redefine limite entre Paiçandu e Maringá

O projeto, de autoria dos deputados Evandro Araújo, Delegado Jacovós e Soldado Adriano José, busca corrigir uma delimitação estabelecida há 64 anos pela Lei Estadual ..

Relatoria do deputado Marcio Pacheco garante aprovação na CCJ de projeto que redefine limite entre Paiçandu e Maringá
© Divulgação

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei Ordinária nº 400/2025, que ajusta o limite territorial entre os municípios de Paiçandu e Maringá. O relator da proposta foi o deputado estadual Marcio Pacheco (PP).

O projeto, de autoria dos deputados Evandro Araújo, Delegado Jacovós e Soldado Adriano José, busca corrigir uma delimitação estabelecida há 64 anos pela Lei Estadual nº 4.245/1960, que oficializou a emancipação de Paiçandu. Na época, a linha reta de aproximadamente cinco quilômetros que marcou a divisa acabou atravessando propriedades rurais e lotes residenciais, gerando ao longo das décadas inúmeros conflitos e incertezas para a população.

Na prática, o traçado cortava imóveis ao meio e criava dificuldades na prestação de serviços públicos, manutenção de vias, regularização fundiária e registro de propriedades. Muitos moradores da área limítrofe, embora formalmente divididos entre os dois municípios, utilizam quase integralmente a estrutura pública e comercial de Paiçandu, com o qual possuem maior vínculo social e comunitário.

A proposta de ajuste foi construída de forma consensual entre as prefeituras e câmaras municipais de Maringá e Paiçandu, após ampla audiência pública que envolveu diretamente a comunidade afetada. As Câmaras ratificaram o acordo por meio das Leis Municipais nº 3.358/2024 (Paiçandu) e nº 11.907/2024 (Maringá). O Instituto Água e Terra (IAT) também validou tecnicamente o novo traçado com análises georreferenciadas.

Segundo o relator Marcio Pacheco, a aprovação representa um avanço histórico para os moradores da região.“É uma alegria quando a gente consegue ver que o trabalho melhora a qualidade de vida das pessoas. Essa é uma demanda antiga de Paiçandu. Com o ajuste, fruto do entendimento entre câmaras municipais, prefeituras e agora a CCJ, conseguimos aprovar por unanimidade um projeto importante tanto para Paiçandu quanto para Maringá”, destacou o parlamentar.

O vice-prefeito de Paiçandu, Val Magalhães, acompanhou pessoalmente a reunião da CCJ e ressaltou o impacto da medida na vida dos moradores. “Tínhamos uma situação absurda: pessoas que dormiam em um quarto localizado em Paiçandu e tomavam café na cozinha que, pela linha imaginária, ficava em Maringá. Isso prejudicava famílias, empresas e investimentos em infraestrutura. Agora, com o novo traçado baseado em lotes, não mais nessa linha abstrata, cerca de 10 mil moradores do bairro Bela Vista serão diretamente beneficiados. Graças à relatoria do deputado Marcio Pacheco, avançamos muito nesse processo”, afirmou.

O projeto segue agora para análise das demais comissões permanentes e, posteriormente, para votação em plenário. Caso aprovado, representará um marco na reorganização territorial e na gestão pública da região, garantindo segurança jurídica e maior eficiência na prestação de serviços para a população.

/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação


Mais Lidas