06 de setembro de 2025

Cascavel

Fale conosco

Agro

Copacol apresenta modelo pioneiro de piscicultura para produtores de Alagoas

O desempenho a campo esteve em destaque durante a visita técnica feita pela comitiva composta pela Ocepar...

Foto: Divulgação

As tecnologias aplicadas pela Copacol em inovação na aquicultura foram apresentadas a produtores rurais de Alagoas. O desempenho a campo esteve em destaque durante a visita técnica feita pela comitiva composta pela Ocepar (Organização das Cooperativas do Estado do Paraná), Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), e da Coordenação do Projeto de Cooperação Técnica PCT/BRA/3901, que visa inovação organizacional e tecnológica da aquicultura de pequena escala no Norte e Nordeste do Brasil.

Marcos da Silva Santos trabalha com produção de tilápia em Taltônio Vilela (AL), que fica a 2,9 mil quilômetros de Cafelândia (PR). Com atrativos turísticos, a região que fica no nordeste brasileiro também tem grande potencial para a produção da espécie de peixe, opção para diversificar a renda das famílias rurais, que tem a cana de açúcar como principal atividade. "Viemos muito interessados em conhecer o modelo de atuação aqui do Oeste do Paraná, que tem uma grande produção nacional. Estamos iniciando na aquicultura e entender melhor da atividade faz com que possamos avançar, saber que existem outros caminhos", afirma o produtor que ficou impressionado com o modelo de integração exercido pela Copacol: pioneira na piscicultura, com 17 anos de implantação do sistema que contempla desde a produção de ração, fornecimento de alevinos, assistência técnica, despesca e comercialização do produto final. São 271 produtores integrados que produzem 56 milhões de peixes ao ano, que totalizam 20,2 mil toneladas de carne. "O que existe aqui é o ideal. O que mais me chama a atenção é o acompanhamento que a Cooperativa oferece para a melhora no manejo e, consequentemente, dos resultados", afirma o produtor.

A comitiva foi recepcionada pela Diretoria Executiva, com uma breve apresentação da Cooperativa, dos desafios iniciais da atividade e também sobre o cenário atual enfrentado. Depois o grupo seguiu para a propriedade do cooperado Claudemir Ariati, em Cafelândia, que atua com agricultura, suinicultura e também piscicultura. A interação reforça os laços cooperativistas para gerar um desenvolvimento partilhado, levando para longe a essência da Copacol. "Visitas como esta garantem crescimento não só para os visitantes, mas também para a Copacol. O cooperativismo transforma, e é importante podermos levar nossa experiência e mostrar essa vivência, um trabalho integrado de cooperação", afirma o diretor-presidente da Copacol, Valter Pitol.

COOPERAÇÃO TÉCNICA

O Projeto de Cooperação Técnica PCT/BRA/3901 é mantido por meio de ação com o MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e a FAO, com apoio do Sebrae e da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). Atividade que possibilitou a vida da comitiva ao Oeste do Paraná para participar do IFC, congresso internacional de piscicultura, realizado nesta semana em Foz do Iguaçu, reunindo especialistas, fornecedoras de produtos industriais e também produtoras de alimentos, entre elas, a Copacol. "O Projeto atua em dois eixos principais: extensionismo rural digital e também cooperativismo. Para fortalecermos o cooperativismo, tivemos uma parceria com a Ocepar, onde ficamos muito impressionados com os resultados alcançados na região pela Copacol. Esperamos levar para Alagoas essas ações inspiradoras para gerar o desenvolvimento, a inclusão social e principalmente, a segurança alimentar", comenta a coordenadora do Projeto de Cooperação Técnica de Inovação na Aquicultura no Nordeste Brasileiro, Giselle Duarte.

MODELO COPACOL

Contando com o primeiro sistema integrado de produção de tilápia do Brasil, a Copacol é referência nesta atividade, com o reconhecimento como a marca preferida entre os consumidores. Atualmente, são duas as unidades industriais: uma localizada em Nova Aurora (PR) e outra em Toledo (PR) responsáveis pelo processamento de 190 mil tilápias por dia. Os peixes utilizados na integração têm como origem duas UPAs (Unidades de Produção de Alevinos), uma em Nova Aurora outra em Quarto Centenário (PR), o que possibilita controle rigoroso na sanidade para o fornecimento de 130 milhões de alevinos/ano. A tecnologia inédita desenvolvida para a produção de alevinos sagrou a Copacol como vencedora do Prêmio SomosCoop Melhores do Ano de 2024, realizado pela OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras). Com foco em sustentabilidade, a UPA, em Quarto Centenário, recebeu o Troféu de Ouro. "Essa visita foi importante para a troca de ideias. Apresentamos como funciona a piscicultura da Copacol, mas também podemos conhecer o modelo de Alagoas e como os produtores enxergam a nossa Cooperativa. Essa relação possibilita conhecimento para eles e também para nós", completa a supervisora em assistência técnica da piscicultura da Copacol, Juliana Nervis.

Por: SOT/Assessoria Copacol - Foto: Divulgação

Leia Também

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.