Ex-policial militar vira alvo de megaoperação e é preso em Cascavel após longa ficha criminal
Condenado por roubo e apontado como incitador dos atos de 8 de janeiro, ele cumprirá mais de 7 anos em regime fechado.

Na manhã desta terça-feira (09), a Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos de Cascavel localizou e prendeu Chastine José Furtado Nobre, de 57 anos, ex-policial militar com extensa ficha criminal. Contra ele havia um mandado de prisão definitiva expedido pela Justiça Federal de Ponta Grossa, resultado de condenação por roubo, com pena de 7 anos, 4 meses e 20 dias em regime fechado.
Nobre é considerado um dos criminosos mais conhecidos do Paraná. Ao longo de três décadas, acumulou condenações por assaltos em pelo menos seis cidades do interior do estado, somando mais de 20 anos de prisão. Em julho de 2020, deixou a cadeia após progressão de regime.
Mesmo em liberdade, voltou a chamar atenção das autoridades. Em 2023, foi denunciado pelo Ministério Público Federal como um dos incitadores dos atos golpistas em Brasília, no dia 8 de janeiro. Chegou a ser preso um dia depois, permanecendo sete semanas na Penitenciária da Papuda, mas acabou liberado em fevereiro para responder ao processo em liberdade. O caso ainda aguarda julgamento no Supremo Tribunal Federal.
Com a prisão desta semana, Nobre retorna ao sistema prisional para o cumprimento de mais uma pena, desta vez em regime fechado.