ALEP reconhece esforço de profissionais e influenciadores na promoção da Saúde Integrativa
O evento homenageou médicos, nutricionistas, jornalistas e influenciadores digitais que atuam na promoção dessa abordagem nas redes sociais.
Na noite desta terça-feira (9), o Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) recebeu uma audiência pública organizada pelo deputado estadual Marcio Pacheco (PP), membro da Comissão de Saúde Pública, para discutir e reconhecer o papel da Saúde Integrativa. O evento homenageou médicos, nutricionistas, jornalistas e influenciadores digitais que atuam na promoção dessa abordagem nas redes sociais.
“Nossos homenageados trazem o debate para a telinha do celular. É onde essas personalidades, com milhões de seguidores, conseguem fazer com que a pessoa se lembre da importância de cuidar da própria saúde”, destacou o deputado Pacheco. Ele ressaltou ainda: “A Saúde Integrativa valoriza a pessoa em sua totalidade — corpo, mente e espírito — oferecendo mais qualidade de vida, prevenção de doenças e bem-estar. Ao combinar a medicina convencional com práticas complementares e tradicionais, conseguimos potencializar resultados e promover equilíbrio aos pacientes. Nosso compromisso é apoiar iniciativas que coloquem o ser humano no centro do cuidado, respeitando a ciência, a tradição e a individualidade de cada pessoa.”
De acordo com o Ministério da Saúde, a medicina integrativa se diferencia por adotar uma visão ampliada do processo de saúde e doença, promovendo o cuidado integral do ser humano e incentivando o autocuidado. As indicações são analisam o indivíduo como um todo, levando em conta seus aspectos físicos, emocionais, mentais e sociais. A abordagem combina medicina convencional com práticas complementares e tradicionais, como fitoterapia, acupuntura, yoga, meditação, nutrologia, reiki, entre outras, sem substituir tratamentos médicos, mas potencializando resultados, prevenindo doenças e promovendo bem-estar.
Ao todo, 11 influenciadores digitais foram condecorados por sua atuação na promoção da saúde integrativa, compartilhando conhecimentos sobre temas como: relação entre cuidados odontológicos e saúde digestiva, impacto do emocional nas doenças físicas, entre outros.
Para Julio Cesar Luchmann, fitoterapeuta clínico e neurocientista com 15 anos de atuação, as redes sociais se tornaram ferramentas essenciais para democratizar conhecimento. “A Saúde Integrativa nos convida a olhar o paciente como um todo, unindo ciência e práticas tradicionais. Não se trata apenas de tratar doenças, mas de promover equilíbrio, prevenir enfermidades e fortalecer a qualidade de vida. Cada intervenção deve considerar o corpo, a mente e o espírito, respeitando a individualidade de cada pessoa e integrando diferentes saberes para resultados mais efetivos e duradouros. A democratização da informação alcançada pelas redes sociais auxiliam no repasse do conhecimento”, destacando que seus vídeos alcançam hoje 2,4 milhões de seguidores.
Amanda Medeiros Dias, outra homenageada, compartilha conteúdos sobre alimentação e suplementação para pessoas com autismo e outros temas de saúde, atingindo cerca de 30 mil seguidores. “As pessoas, principalmente as crianças, precisam dessa visão integral — aspectos físicos, mentais, emocionais e sociais de cada indivíduo”, disse.
O gastroenterologista Eduardo José Brommelstroet Ramos destacou que a saúde integrativa permite compreender por que algumas doenças afetam indivíduos de formas diferentes. A nutricionista Juliana Ditzel Melo acrescentou: “Estar num corpo inflamado ou desconectado do autocuidado nos mostra a importância do olhar integrativo. Alimentação, sono, movimento, vínculos e propósito estão interligados”.
O psiquiatra Felipe Batistela de Oliveira afirmou: “Gosto de chamar de saúde do Éden. Focar nos princípios ativos da natureza muda nosso desfecho. Não se trata apenas de viver mais, mas de viver mais e viver bem”. Endrigo Monte Serrat Prevedello, especialista em nutrologia e acupuntura, completou: “Integrar corpo, mente e espírito, especialidades e diferentes visões, e colocar o indivíduo no centro do autocuidado é a função da verdadeira medicina, que previne danos e trata a saúde”.
O deputado Pacheco anunciou a intenção de criar uma data oficial dedicada à promoção de eventos e debates sobre saúde integrativa no Paraná, com projeto de lei a ser protocolado em breve, visando consolidar e ampliar a discussão sobre o tema no Estado.
Homenageados:
Dr. Julio Cesar Luchmann – Fisioterapeuta clínico e neurocientista
Dr. Eduardo José Brommelstroet Ramos – Cirurgião de fígado, pâncreas e transplantes
Dra. Juliana Ditzel Melo – Nutricionista especialista em saúde integrativa
Dr. Rodrigo Otávio Chybior Granzot – Nutricionista e pesquisador em Nutrição Esportiva e Funcional
Dr. Endrigo Monte Serrat Prevedello – Especialista em acupuntura, nutrologia e medicina integrativa
Fernando Beteti – Jornalista e escritor especializado em saúde
Dra. Amanda Medeiros Dias – Médica e palestrante
Dr. Cristiano Zortea – Médico, mestre em Odontologia Clínica e especialista em Endodontia
Dr. Felipe Batistela de Oliveira – Médico psiquiatra e palestrante
Dr. Guilherme R. Monteiro de Carvalho – Nutricionista clínico e esportivo
Dr. Diego Lopes Tareszkiewicz – Cirurgião-dentista, especialista em saúde integrativa