Operação Resgate intensifica ações de segurança em Cascavel
Mobilização também foca também em encaminhamentos a vagas de emprego, internamentos, emissão de passagem para cidade de origem e entre outros
A Prefeitura de Cascavel realizou nesta quinta-feira (11) mais uma etapa da Operação Resgate, com mobilização na Praça da Bíblia. A ação contou com a participação integrada das secretarias de Segurança Pública e Proteção à Comunidade, Especializada de Cidadania, da Proteção à Mulher e Políticas sobre Drogas, Saúde e Assistência Social, além das polícias Civil e Militar.
O intuito é oferecer ajuda a quem precisa e aceita o amparo, mas sem deixar de lado a atenção à segurança pública, com o combate à criminalidade. Durante a mobilização, as equipes realizaram abordagens e ofereceram encaminhamentos para internações voluntárias ou compulsórias, passagens para cidades de origem e acolhimento em serviços da rede municipal, sempre de acordo com a avaliação técnica de cada caso.
O secretário de Segurança Pública e Proteção à Comunidade, Coronel Lee, reforça que as ações são contínuas e têm como foco não apenas os indicadores de criminalidade, mas também a sensação de segurança da população. “Estamos trabalhando de forma ininterrupta todos os dias, testificando abordagens e operações. Queremos que as pessoas se sintam seguras para ocupar os espaços públicos, como praças e parques”, afirmou.
De acordo com o secretário da Secretaria Especializada de Cidadania, da Proteção à Mulher e Políticas sobre Drogas, Marcelo Silva, o objetivo da operação é proporcionar oportunidades a quem quer uma nova vida. “Estamos trazendo oportunidade de trabalho, de retorno à cidade de origem e também de internamento, tanto voluntário quanto involuntário. O trabalho continua, agora com a força extra das polícias Civil e Militar, para que possamos ver os resultados acontecerem na nossa cidade”.
Balanço operacional
A Secretaria de Segurança Pública e Proteção à Comunidade já abordou mais de 11,5 mil pessoas em situação de rua, teve 3,2 mil objetos perfurocortantes apreendidos, 3.128 instrumentos utilizados para consumo de drogas retirados de circulação, 99 veículos recuperados, 1.016 encaminhamentos à delegacia.
A Secretaria de Assistência Social, por sua vez, já emitiu mais de 1,1 mil passagens.