13 de setembro de 2025

Cascavel

Fale conosco

Cascavel

Projeto Paraná Mais Diversidade chega a Cascavel com formação para servidores e feira de empregabilidade LGBTI+

O município será palco da próxima etapa do maior projeto já realizado no Paraná em defesa da cidadania e dos direitos LGBTI+

Foto: João Pedro Cordeiro

Entre os dias 15 e 17 de setembro, o município de Cascavel recebe a próxima etapa do Paraná Mais Diversidade, projeto realizado pelo Grupo Dignidade com apoio da Itaipu Binacional. A agenda contará com formações presenciais para servidores/as e profissionais terceirizados da Assistência Social, além de uma feira de empregabilidade LGBTI+ aberta ao público.

As capacitações acontecem de 15 a 17 de setembro, das 8h às 12h, na Universidade Paranaense – UNIPAR (Rua Rui Barbosa, 611 – Jardim Cristal). No dia 16, a Agência do Trabalhador de Cascavel (Rua Paraná, 3648) sedia a feira de empregabilidade, conectando pessoas LGBTI+ a empresas e oportunidades de trabalho.

A programação inclui ainda serviços de orientação jurídica sobre retificação de prenome e gênero e ações de promoção da saúde sexual, com distribuição de materiais informativos, preservativos, lubrificantes íntimos e autotestes de HIV. Também será abordada a importância da redução de danos e da prevenção combinada como estratégias de cuidado e proteção.

O Paraná Mais Diversidade é uma iniciativa inédita no Paraná, com três eixos de atuação — Formação de Lideranças e Servidores Públicos, Atendimento Social e Patrimônio e Cultura — e prevê impacto direto e indireto em cerca de 15 mil pessoas até 2026. Já foram realizadas ações em Curitiba, Paranaguá e Ponta Grossa, e ao longo dos próximos meses o projeto percorrerá ainda os polos de Guarapuava, Londrina, Maringá, Pato Branco, Foz do Iguaçu e União da Vitória.

Maria Strapasson, coordenadora do Eixo Atendimento Social, justifica as capacitações,

“O preconceito institucional impede que o serviço público seja visto como um ambiente acolhedor para todas as pessoas. Sem a devida formação, os funcionários públicos têm maior probabilidade de perpetuar atos discriminatórios, mesmo que de forma não intencional. Isso leva muitas pessoas LGBTI+ a evitarem os serviços públicos, o que pode representar um risco significativo.”

O projeto conta com o apoio financeiro da Itaipu Binacional — a primeira vez em 51 anos que a empresa patrocina uma iniciativa voltada à diversidade — e é coordenado pelo Grupo Dignidade, organização pioneira na defesa dos direitos LGBTI+ no Brasil, fundada em Curitiba em 1992.

De acordo com Enio Verri, diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional,

“No Governo Federal e na Itaipu Binacional, defendemos que diversidade e direitos humanos são pilares para uma sociedade mais justa, inclusiva e democrática. Capacitar servidores públicos para um atendimento humanizado e livre de preconceito à população LGBT+ é um passo transformador nessa jornada.”

Por: SOT/Assessoria Grupo Dignidade - Foto: João Pedro Cordeiro

Leia Também

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.