29 de abril de 2025

Cascavel

Fale conosco

Cascavel

Secretaria Municipal de Saúde compartilha informações sobre atendimento psicológico

Agora, além dos profissionais de saúde, o projeto TelePSI do Ministério da Saúde vai prestar atendimento psicológico e psiquiátrico aos trabalhadores em atividades essenciais durante a pandemia...

Secretaria Municipal de Saúde compartilha informações sobre atendimento psicológico

A Secretaria Municipal de Saúde apoia uma iniciativa inédita do Ministério da Saúde, que no primeiro semestre deste ano lançou o projeto TelePSI. O projeto consiste em prestar suporte psicológico e psiquiátrico aos profissionais de saúde do SUS, e que estão na linha de frente do combate à Covid-19 em todo o País. 

Agora, o atendimento será ampliado para todos os trabalhadores que atuam em serviços considerados essenciais: profissionais da educação, segurança, bombeiros, motoristas, cobradores e profissionais da limpeza pública.

O projeto TelePSI, desenvolvido pelo Ministério da Saúde e Hospital das Clínicas de Porto Alegre, realiza a teleconsulta psicológica e psiquiátrica pelo 0800 644 6543 (opção 4). A ligação é gratuita.

De acordo com o Ministério da Saúde, o TelePSI já realizou 718 atendimentos aos profissionais da saúde, sendo a maioria da área de enfermagem (48%) e que trabalham na Atenção Primária e Hospitais. Os sintomas apresentados pelas pessoas foram: ansiedade, irritabilidade grave e depressão.

“Nosso objetivo é que ninguém fique sem atendimento. Aquele que buscar ajuda será prontamente atendido. Além dos profissionais da saúde, há aqueles que estão mantendo os seus trabalhos em função das nossas necessidades, como os da segurança, que cuidam da proteção das nossas cidades. Ou seja, também estão na linha de frente e passam pelo medo do adoecimento. Tem também os professores, que rapidamente tiveram que se adaptar diante da pandemia”, explica a diretora substituta do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Maria Dilma Teodoro.

Como funciona

Após o primeiro contato com a central do TelePSI, o participante recebe um formulário digital. Depois ele é incluído em estratégias de prevenção ou tratamento psicoterápico breve (telepsicoeducação, telepsicoterapia cognitivo-comportamental ou telepsicoterapia interpessoal) e poderá seguir em acompanhamento, caso seja avaliado como necessário, com até quatro sessões em formato de videochamada. Pelo site, é possível preencher o formulário para a inscrição. Uma vez inscrito, o interessado será chamado para inclusão na estratégia mais adequada ao seu caso.

Ligue gratuitamente: 0800 644 6543

Por: SOT/Via: Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação - Foto:

Tags:



Mais Lidas

Publicidade