MP cumpre mandado de suspensão das atividades de empresa de renegociação de dívidas em Cascavel
As medidas foram expedidas pela 4ª Vara Criminal da Comarca, no âmbito de investigação sobre a prática de crimes contra as relações de consumo...

O Ministério Público do Paraná, por meio da 12ª Promotoria de Justiça de Cascavel, cumpriu, na manhã desta quinta-feira, 18 de setembro, mandados de busca e apreensão, de quebra de sigilo de dados e de suspensão das atividades da filial de uma empresa com atuação nacional, que oferece serviços de renegociação de dívidas bancárias.
As medidas foram expedidas pela 4ª Vara Criminal da Comarca, no âmbito de investigação sobre a prática de crimes contra as relações de consumo, que teriam deixado centenas de vítimas na região. O cumprimento das ordens judiciais contou com apoio da Polícia Civil e do Procon.
Segundo inquérito policial instaurado pela Promotoria, a empresa veiculou, em diversos canais de comunicação, publicidades de caráter enganoso e abusivo. Tais anúncios tinham como objetivo atrair clientes interessados em reduzir os valores de financiamentos contratados junto a instituições financeiras.
Porém, após a captação dos clientes, a empresa firmava contrato, exigia o pagamento pelos serviços e, em seguida, orientava as vítimas a suspenderem o pagamento das parcelas dos financiamentos e a ocultarem bens dados em garantia, sob a promessa de que, posteriormente, negociaria a dívida.
Os clientes que seguiram tais orientações, porém, não apenas ficaram sem acesso a qualquer renegociação, como também ficaram sujeitos a ações de busca e apreensão de veículos, além da cobrança de juros e encargos das parcelas em atraso. Apurou-se ainda que, após receber os valores referentes aos serviços contratados, a empresa deixava de atender os clientes.