03 de outubro de 2025

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Polêmicas estruturas de bambu voltam a agitar o Natal de Cascavel em 2025

Prefeitura de Cascavel investe R$ 1,2 milhão em decoração natalina de bambu, que retorna às ruas mesmo após dividir opiniões no ano passado.

Polêmicas estruturas de bambu voltam a agitar o Natal de Cascavel em 2025
© Luiz Felipe Max

As estruturas de bambu que marcaram presença no Natal de Cascavel no ano passado, gerando elogios e críticas, estarão novamente nas ruas da cidade neste fim de ano. A Secretaria Municipal de Cultura confirmou a contratação da empresa Bambusa Arquitetura, de Maringá, para fornecer as peças decorativas natalinas confeccionadas em bambu. O contrato, publicado no Diário Oficial, prevê investimento de R$ 1,2 milhão e validade entre 14 de novembro e 7 de janeiro de 2026.

A escolha pela empresa ocorreu por meio de um processo de inexigibilidade, já que poucas companhias no país oferecem esse tipo de material para ambientação natalina. Segundo a pasta, foram buscados orçamentos em diferentes regiões, mas apenas a Bambusa apresentou condições de atender ao projeto, repetindo a parceria firmada no ano anterior.

A decoração deste ano seguirá a proposta sustentável e ecológica, com algumas peças reaproveitadas e outras inéditas, mantendo o tema natalino. A expectativa da gestão é entregar a cidade pronta para receber a chegada do Papai Noel no dia 14 de novembro, data que coincide com o aniversário de Cascavel.

Além desse contrato, seguem em andamento outros processos licitatórios. Um deles, no valor de R$ 2,57 milhões, envolve transporte, montagem, instalação, manutenção e desmontagem da decoração, incluindo serviços de metalurgia e iluminação. Outro, estimado em R$ 203 mil, será destinado à contratação de profissionais para dar vida aos personagens natalinos, como o Papai Noel, com equipes atuando no centro e em comunidades do interior do município.

Mesmo com o impacto positivo para o comércio local — tradicionalmente aquecido nesta época do ano —, a prefeitura não conseguiu atrair patrocinadores. Um edital havia sido lançado para permitir que empresas explorassem espaços publicitários durante o evento, mas, sem interessados, a proposta foi suspensa.

/Luiz Felipe Max - Foto: Luiz Felipe Max


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