04 de outubro de 2025

Cascavel

Fale conosco
Paraná

Municípios do Paraná avançam no desenvolvimento com apoio do Cidade Empreendedora

No encerramento do PRacelerar 2025, em Foz do Iguaçu, 177 cidades foram reconhecidas pelos resultados alcançados no fortalecimento de seus ambientes de negócios...

Municípios do Paraná avançam no desenvolvimento com apoio do Cidade Empreendedora
© Jean Pavão

O último dia do PRacelerar 2025 – Encontro Estadual de Ambientes de Negócios, realizado em Foz do Iguaçu, foi marcado pelo reconhecimento a 177 municípios paranaenses que integram o Programa Cidade Empreendedora, iniciativa do Sebrae/PR.

O programa tem foco na criação de um ambiente de negócios favorável, capaz de impulsionar o desenvolvimento econômico a partir de 10 eixos estratégicos: Gestão Municipal, Lideranças Locais, Desburocratização, Sala do Empreendedor, Compras Governamentais, Educação Empreendedora, Inclusão Socioprodutiva, Marketing Territorial e Setores Econômicos, Cooperativismo e Crédito, Inovação e Sustentabilidade.

Rubens Palma, consultor do Sebrae/PR, explica que existe um acompanhamento desses municípios para verificar como está sendo o processo evolutivo de cada um.

“As cidades que participam do programa observam uma evolução. Um exemplo é a simplificação: quando o município amplia o número de atividades de baixo risco, estimula a abertura de empresas, gera mais impostos e empregos e faz com que o dinheiro circule na própria região. É preciso lembrar que as micro e pequenas empresas são responsáveis por mais de 90% dos empregos locais, o que representa crescimento econômico para cada município”, destaca.

Essa evolução é mensurada por meio do IDAN-M (Índice de Desenvolvimento de Ambientes de Negócios). Em 2024, a média dos municípios participantes chegou a 81 pontos, em uma escala de 0 a 100. Já as cidades que não fazem parte do programa registraram média de 50 pontos, evidenciando a relevância da iniciativa para fortalecer a economia local. O índice performa com a aplicação e evolução nos eixos do Programa Cidade Empreendedora.

O programa chega aos municípios como vetor de crescimento. Em Jandaia do Sul, no Norte do Paraná, a agente de desenvolvimento Suceli Revelini Varea confirmou a implantação de ações que aproximaram o poder público dos empreendedores.

“Graças ao programa, criamos o comitê Inova Jandaia, voltado para inovação, que nos possibilitou, junto ao IFPR, trazer ações como a Feira das Profissões e outros eventos. Com essa parceria, tem sido possível levar mais informação e inovação aos nossos empreendedores”, detalha Suceli.

De Candói, no Oeste, Jonilson Antônio Araújo destaca a aproximação de parcerias para o desenvolvimento de políticas públicas.

“O Programa Cidade Empreendedora facilitou nosso trabalho para unir associações e entidades em prol do município. Criamos um comitê gestor municipal, que não existia, e juntos levantamos as necessidades e desenvolvemos os trabalhos. Já percebemos respostas da população, inclusive com destaque para as melhorias no atendimento ao MEI e aos micro e pequenos empreendedores”, testemunha Araújo.

Na região central, em Ponta Grossa, o Programa Cidade Empreendedora chegou em 2011. De lá para cá, ajudou a realizar mudanças transformadoras.

A agente de desenvolvimento Tônia Mansani evidenciou a atenção para micro e pequenos empreendedores, que hoje representam 94% dos negócios no estado.

“Antes de 2011, não existia programa que tratasse da pequena empresa. O que aprendemos é que é importante atrair grandes empreendimentos, mas são as pequenas empresas que fazem o recurso girar na economia local. Quando trabalhamos a pequena empresa, os recursos ficam na região, gerando renda e qualidade de vida”, aponta Tônia.

O PRacelerar 2025 – Encontro Estadual de Ambientes de Negócios, foi realizado de 1 a 3 de outubro, em Foz do Iguaçu, e reuniu mais de 200 agentes de inovação, secretários municipais e lideranças em busca do desenvolvimento de ambientes de negócios funcionais para os municípios do estado.

“O sentimento é de realização. Nestes três dias, em Foz do Iguaçu, reunimos lideranças, gestores públicos, agentes de desenvolvimento e parceiros de todas as regiões do Paraná. Foi um momento de aprendizado, de troca e de construção coletiva em torno de um objetivo comum: fortalecer os ambientes de negócios nos municípios, com foco nas micro e pequenas empresas”, avalia César Reinaldo Rissete, diretor-técnico do Sebrae/PR.

Os participantes participaram de palestras e workshops sobre políticas públicas, mudanças climáticas, sustentabilidade e inteligência artificial.

/PRacelerar - Foto: Jean Pavão


Mais Lidas