Integração regional e criatividade definem edição de sucesso do Hackatour Cataratas
Com mais de cem participantes, maratona tecnológica encerrou neste domingo (5) em Foz do Iguaçu.

Encerrou neste domingo (5), no Mercado Público Barrageiro, em Foz do Iguaçu (PR), mais uma edição do Hackatour Cataratas. Mais de cem empreendedores, estudantes e entusiastas de tecnologia e turismo participaram da maratona tecnológica, na qual tiveram pouco mais de 48 horas para desenvolver soluções inovadoras para o turismo.
Esses projetos foram desenvolvidos com base em demandas e gargalos previamente mapeados e filtrados junto ao trade turístico. Esta edição do Hackatour, que integra a programação paralela do Festival Internacional de Turismo das Cataratas (FIT Cataratas), teve como tema “Modo Speed: Dados, Tecnologia e Soluções para um Turismo Ágil.”
O projeto vencedor desta edição foi o Prisma, uma plataforma para empreendedores de pequenos hotéis e pousadas, que propõe centralizar e entregar informações de forma clara e resumida. A equipe vencedora foi formada por Allan Marcos Cardoso Garcia, Rafhael Pereira Zrenner, Thomas William de Oliveira e Vitor Gadonski, de Foz do Iguaçu, além de Otávio Preschlak Blauth, de Céu Azul.
A equipe Exploratur, que conquistou o segundo lugar, foi formada por Ingrid da Silva Thiel, Jonas do Carmo Soares e João Quadros, todos de Foz do Iguaçu. O terceiro lugar ficou com a equipe 568, composta por Kaique Patricio de Sousa, Kauan Lopes, Pedro de Nigro e Patrick de Sousa, todos de Medianeira.
Essas três equipes foram premiadas com valores entre R$ 2 mil e R$ 5 mil, além de serem classificadas para a etapa final do Super Hackathon 2025, ampliando a visibilidade de seus projetos. A premiação final ocorrerá durante o Summit Iguassu Valley, nos dias 9 e 10 de outubro, no Quinta das Marias, em Foz do Iguaçu.
Além disso, as equipes terão a oportunidade de expor suas soluções na Feira de Turismo e Negócios do Festival Internacional de Turismo Cataratas (FIT Cataratas), em junho de 2026.
Superação das expectativas e integração regional
A coordenadora do evento, Elaine da Luz, ressaltou que os organizadores ficaram satisfeitos com os resultados. “Todos que se propuseram à jornada conseguiram cumprir as etapas de ideação, prototipação e validação”, disse. Elaine também destacou a importância da integração da iniciativa ao Super Hackathon, que reuniu maratonas simultâneas em Toledo e Cascavel. “Essa integração entre as cidades é fundamental para disseminar a cultura da inovação em toda a região Oeste do Paraná.”
Sergio Altavini, consultor credenciado do Sebrae e facilitador do Hackatour, afirmou que o evento foi um grande sucesso e pode render bons frutos para o futuro. “Muitas pessoas nunca haviam participado de um hackathon e não dominavam a metodologia. Durante o desenvolvimento da trilha, os participantes passaram a perceber o quanto podem colaborar e criar soluções. As ideias apresentadas foram muito boas e, mesmo que ainda precisem de aprimoramento, já possuem protótipos que podem impactar o setor turístico de Foz do Iguaçu.”
Ele complementa que a ideia do Super Hackathon foi de criar uma conexão eficiente entre os três ambientes, com facilitadores atuando em todas as cidades. “Foi uma experiência relevante de integração e uma rede que acabamos de colocar à prova”, complementou.
Hackatour Cataratas
O Hackatour Cataratas é promovido e organizado pelo Idestur, com patrocínio do Fundo Iguaçu e parceria estratégica de entidades como o Festival Internacional de Turismo Cataratas (FIT Cataratas), AquaFoz, Prefeitura de Foz do Iguaçu, Iguassu Valley, Instituto Água e Terra, Itaipu Binacional e Ministério do Turismo.
A iniciativa foi realizada pelo Sebrae Startups, Mercado Público Barrageiro e Itaipu Parquetec, e ainda contou com o apoio da UniAmérica, Unioeste, UTFPR, Instituto Federal do Paraná e Universidade Federal do Paraná (UFPR).