15 de outubro de 2025

Cascavel

Fale conosco

Cascavel

FC Cascavel sofre punição pesada e é eliminado da Taça FPF após uso de jogador irregular

Clube perde 15 pontos e fica fora da segunda fase; defesa alega erro no sistema da Federação e promete recorrer da decisão

FC Cascavel sofre punição pesada e é eliminado da Taça FPF após uso de jogador irregular
© Divulgação

A Segunda Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol Paranaense (TJD-PR) julgou o caso envolvendo a escalação irregular do goleiro Felipe Lemes Léo pelo FC Cascavel em três partidas da Taça FPF. O regulamento da competição determina que o atleta só pode atuar após três meses de vínculo com o clube, mas Felipe foi inscrito em 12 de setembro e relacionado já no dia seguinte, contra o Nacional, voltando a aparecer nas partidas contra Athletico, em 20 de setembro, e Batel, em 4 de outubro.

A defesa do clube argumentou que o erro foi influenciado por uma mudança recente no sistema de gerenciamento da Federação Paranaense de Futebol e destacou que Felipe é jogador das categorias de base, sem gerar qualquer vantagem esportiva ao elenco principal. Ainda assim, três auditores do TJD votaram pela punição máxima: perda de 15 pontos e multa de R$ 300. Um auditor divergiu, propondo que a penalidade se restringisse apenas à partida em que o atleta efetivamente atuou, com multa de R$ 6 mil.

Com a decisão, o FC Cascavel caiu para a quinta colocação do grupo e foi eliminado da segunda fase da Taça FPF. A vaga ficou com o Nacional Atlético Clube, de Campo Mourão. Assim, os play-offs serão formados por Rio Branco x Batel, Coritiba x Athletico, Nacional x Azuriz e Cianorte x Foz.

Nas redes sociais, a diretoria da Serpente anunciou que recorrerá da decisão e solicitará auditoria em todas as súmulas da competição. O clube também pediu o julgamento do Batel por um episódio de racismo, o que, em caso de punição com perda de pontos, poderia reabrir a chance de o FC Cascavel seguir no torneio.

/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação

Mais Lidas