08 de novembro de 2025

Cascavel

Fale conosco

Cascavel

OAB Cascavel sedia juramento de jovens advogados de 11 subseções do Estado

Cerimônia de compromisso de novos profissionais foi marcada pela defesa da ética, das prerrogativas e do papel transformador da advocacia

Foto: Divulgação

A OAB Cascavel (Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção de Cascavel) sediou, nessa segunda-feira (20), mais uma cerimônia de compromisso de novos advogados do Paraná. Ao todo, 32 bacharéis, provenientes de 11 subseções do Estado, fizeram a transição para o exercício oficial da profissão, assumindo a defesa da Justiça, da democracia e dos direitos fundamentais.

Presidida pela doutora Silvia Regina Mascarello Massaro, presidente da OAB Cascavel, por designação da Seccional do Paraná, e conduzida pela secretária-geral Eliane Deola da Fonseca, a solenidade reuniu parentes e amigos de jovens advogados de Cascavel e de cidades como Pato Branco, Marechal Cândido Rondon, Medianeira, Toledo, Iporã, Dois Vizinhos, Pitanga, Guaíra, Tri-Fronteira e Foz do Iguaçu.

Logo na abertura da sessão, o juramento conduzido pela bacharel Heloisa Vicentini do Rego, de Iporã, marcou o compromisso dos bacharéis em exercer a profissão com dignidade, independência e ética, defendendo prerrogativas, Constituição, direitos humanos e justiça social.

Esses princípios foram reforçados pelo vice-presidente da OAB Cascavel e coordenador do curso de Direito da Univel, Eduardo Biavatti Lazarini, segundo quem “as prerrogativas não são privilégios, mas instrumentos essenciais para garantir a liberdade e a independência do advogado na defesa dos direitos dos cidadãos”. Biavatti ainda ressaltou o compromisso social da profissão e a necessidade de atualização constante. E aconselhou. “Façam da ética o alicerce de suas carreiras”.

Sem mercantilismo

A Ordem passa agora a ser a casa dos novos advogados, e isso requer vigilância constante para manter-se ético, acima de tudo, destacou a presidente da Comissão de Fiscalização da OAB Cascavel, Maruzia Paola Fernandes. Em tom acolhedor, ela refletiu sobre o papel do advogado como agente de justiça e destacou que a Comissão está de portas abertas para orientar e apoiar os profissionais em início de carreira. 

Maruzia reforçou a importância de conhecer o Código de Ética, o Estatuto da Advocacia e as prerrogativas da profissão. “Sigam sempre pautados pela ética, pela boa-fé e pela nobreza da nossa profissão”, concluiu, alertando para os riscos da exposição digital e lembrando que “a advocacia não é mercantil” e que o advogado deve conduzir a palavra ao Judiciário, jamais prometer resultados.

Olhar firme

Em nome de todos os novos advogados, Felipe Dilkin, da Subseção de Marechal Cândido Rondon, emocionou o público ao saudar a advocacia, destacando a grandeza da profissão. Lembrou que o Direito é a ciência da palavra, mas que a advocacia exige, acima de tudo, escuta e paciência. “Não há técnica jurídica que resista à falta de probidade”, afirmou, reforçando que a ética deve guiar toda atuação profissional.

No mesmo espírito, Indyara de Matia Zatta, da Subseção de Cascavel, também representou os colegas ao enfatizar a responsabilidade que acompanha o exercício da profissão: “Que jamais nos conformemos diante da injustiça e que a ética seja nossa guia”.

CAI, de portas abertas

Os jovens advogados conheceram iniciativas de apoio à prática profissional. O advogado João Pedro Alves de Freitas, vice-presidente da Comissão da Advocacia Iniciante (CAI), apresentou o Projeto Sexto Ano, que apoia a transição da vida acadêmica para a prática jurídica. O programa oferece benefícios como kit com token, acesso ao JusBrasil e isenção de taxas para cadastro de sociedades individuais. 

João Pedro compartilhou sua experiência pessoal e convidou os novos advogados a se engajarem na Comissão. “A advocacia não se faz de joelhos. Por isso, exerçam com respeito, garra e a certeza de que a CAI está aqui trabalhando por vocês”.

Benefícios da CAA-PR

Coube ao diretor de Inovação da CAA-PR, Lucas Velasco, e ao delegado da CAA em Cascavel, Juliano Tolentino, reforçar o protagonismo da OAB Cascavel e da Ordem no Paraná na defesa da classe. Velasco destacou a Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná como uma rede de suporte que oferece convênios, atividades culturais e esportivas, escritórios compartilhados e os modernos espaços 360, com inauguração prevista para Cascavel. Já Tolentino convidou à interação com o novo projeto Dança Legal, exclusivo de Cascavel, que integra iniciativas de lazer, cultura e bem-estar, ao lado do Coral e da Corrida Legal.

Pertencimento

Ao encerrar oficialmente a sessão, a presidente da OAB Cascavel, Silvia Regina Mascarello Massaro, falou sobre pertencimento e incentivo. Ela reforçou que, mesmo em um contexto de transformações impulsionadas pela tecnologia e inteligência artificial, a essência da profissão permanece: ética, estudo e compromisso com a sociedade. 

Silvia também convidou os novos advogados a participarem das 38 comissões temáticas da subseção, destacando que a OAB é a casa da democracia e do acolhimento. “A OAB precisa de vocês, e vocês precisam da OAB”.

Por: SOT/OAB Cascavel - Foto: Divulgação

Leia Também

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.