22 de outubro de 2025

Cascavel

Fale conosco

Cascavel

Cascavel avança na formação de especialistas em saúde mental

Programa de Residência Médica em Psiquiatria passa por avaliação da Comissão Estadual, um dos passos mais importantes para consolidar o programa em Cascavel

Foto: Divulgação

O Programa de Residência Médica em Psiquiatria de Cascavel recebeu, nesta semana, a visita do avaliador Dr. Luís Eduardo Barboza, da Comissão Estadual de Residência Médica do Paraná, que avaliou a estrutura, os cenários práticos e o projeto pedagógico do programa, seguindo as diretrizes nacionais da área.

Segundo o secretário municipal de Saúde, a avaliação é um passo importante para consolidar o programa em Cascavel. “Estamos garantindo que Cascavel continue sendo referência na formação de profissionais que atendam às demandas da nossa população com qualidade e humanização”, reforçou.

O programa é considerado estratégico para a cidade, fortalecendo a formação de psiquiatras com prática supervisionada e exposição a casos clínicos variados, desde transtornos leves até graves. “A residência oferece aos profissionais uma vivência intensa, integrando conhecimento teórico e prático, essencial para atender à complexidade da saúde mental”, destacou Gabriela Pavan Lora, coordenadora do programa.

A iniciativa também representa um investimento importante para a Secretaria Municipal de Saúde, por ser um dos pilares da gestão, além de atender a demandas regionais, especialmente na Rede de Atenção Psicossocial. Cascavel, é reconhecida como polo universitário com três cursos de Medicina, já possui histórico de excelência em programas como Medicina de Família e Comunidade. 

O programa garante aos residentes capacitação teórica e prática, contato com preceptores qualificados e integração com outros serviços e profissionais de saúde, estimulando novos modelos de cuidado, inclusive voltados ao bem-estar do próprio residente. “A prática supervisionada, a exposição a casos complexos e a troca com outros profissionais são diferenciais que contribuem diretamente para a qualidade do atendimento à população”, afirmou Marcelo Rodrigo Caporal, coordenador da Comissão de Residência Médica da Sesau.

Além da formação profissional, o impacto do programa na saúde pública é significativo. Os egressos são capacitados para atuar de acordo com os princípios da Reforma Psiquiátrica e do Sistema Único de Saúde (SUS), fortalecendo a qualidade do cuidado em serviços ambulatoriais e nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).

O Programa de Residência Médica em Psiquiatria integra um conjunto de iniciativas municipais que visam à formação especializada e multiprofissional, incluindo a Residência Multiprofissional em Saúde da Família, com vagas para enfermagem, odontologia e serviço social. 

Por: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação

Leia Também

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.