Cascavel sedia encontro que expande oportunidades de negócios para empresas do Oeste do Paraná
Encontro reúne autoridades e empresários para discutir vantagens e estratégias de integração entre Brasil e Paraguai

Nesta quinta-feira, dia 23, a cidade de Cascavel (PR) será palco de um encontro que traz oportunidades de negócios voltadas a empresários, investidores e profissionais interessados em expandir suas atividades para o Paraguai. O objetivo é mostrar, de forma clara e objetiva, como os empreendimentos podem ampliar suas áreas de atuação no país vizinho, que oferece diversas vantagens fiscais para empresas estrangeiras.
O foco será no Departamento de Alto Paraná, cuja capital é Ciudad del Este. A escolha se dá principalmente por se tratar de uma região de fronteira entre os dois países, com maior proximidade geográfica em relação a outras regiões paraguaias. A proposta do encontro é apresentar as oportunidades de negócios e benefícios disponíveis, como a criação de zonas industriais, capacitação de mão de obra, simplificação de licenças municipais. Além disso, serão discutidas parcerias com o setor público e privado paraguaio, crescimento industrial, atração de capital, qualificação e, principalmente, a integração regional.
Alexandre Mendonça, sócio da Triunfae e um dos empresários que, desde 2023, vêm fortalecendo os laços comerciais com o Paraguai é um dos idealizadores do evento. Na opinião dele, esta é uma oportunidade para que os empreendimentos nacionais ampliem sua presença no mercado paraguaio, ajudando a fortalecer a economia de ambos os países. "Este encontro é uma ocasião que traz benefícios não apenas para os empresários envolvidos; ele também favorece ambos os países. Um trabalho em conjunto é uma chance de troca de conhecimento. Essa integração entre Brasil e Paraguai, dois países que sempre mantiveram boa relação diplomática, pode se fortalecer ainda mais, beneficiando ambos. Uma parceria como essa contribui para a geração de empregos, a integração de negócios entre nações diferentes e, consequentemente, o fortalecimento da economia dos dois estados." Em setembro, Mendonça e a Triunfae chefiaram uma comitiva de empresários brasileiros na feira de negócios Expo Paraguai Brasil. No evento dessa semana, ele irá contar sua experiência como empresário brasileiro no Paraguai.
Autoridades paraguaias estarão presentes
O encontro contará com autoridades do alto escalão do governo paraguaio, como César Landy Torres, governador do Departamento de Alto Paraná; Esteban Wiens, secretário de Indústria e Comércio de Alto Paraná; e Pedro Céspedes, presidente da Zona Franca Global.
Conheça a Lei de Maquila
A Lei de Maquila do Paraguai permite desde 1997, que empresas estrangeiras estabeleçam operações industriais no país, com o objetivo de produzir bens ou serviços para exportação, usufruindo de benefícios fiscais, como a possibilidade de importar insumos sem impostos, produzir no Paraguai e exportar pagando apenas 1% sobre o valor agregado. “Os interesses são públicos e privados e estamos atuando nesta articulação de grandes oportunidades de futuro entre Brasil e Paraguai”, explica Fábio Guedes, sócio da Triunfae.
Dados do El Consejo Nacional de la Industria Maquiladora de Exportación (CNIME) mostram que o Paraguai tem 247 empresas vigentes no país, dentro da Lei de Maquila. Dessas, mais de 50% são brasileiras. Outro dado que chama a atenção é que no mês de junho desse ano, 82% das exportações das maquiladoras tiveram como destino os países do Mercosul. O Brasil recebeu 65% desses produtos que estão entre a maior parte autopeças, vestuário, alumínio, produtos alimentícios e plásticos.