Rede de Secretários reúne gestores de 102 municípios em capacitação voltada ao desenvolvimento local
Realizado durante o ano, iniciativa teve como foco políticas públicas voltadas para desenvolvimento territorial e pequenos negócios
Mais de 170 secretários municipais de desenvolvimento econômico, indústria, comércio, turismo e inovação de todas as regiões do Paraná participaram, nesta quarta-feira (22), do Seminário Estadual da Rede de Secretários, realizado em Curitiba. O evento marcou o encerramento do ciclo que, durante 2025, capacitou 331 gestores públicos de 102 municípios, e celebrou a consolidação de uma rede voltada ao fortalecimento das políticas públicas e à melhoria do ambiente de negócios local.
Promovida pelo Sebrae/PR, em parceria com o Governo do Estado, a Rede de Secretários é um programa de formação e integração que oferece capacitação técnica e troca de experiências entre gestores municipais. Ao longo do ciclo, participantes passaram por cinco módulos presenciais, três encontros on-line, uma imersão internacional e o encontro estadual que encerrou as atividades de 2025.
O diretor-técnico do Sebrae/PR, César Reinaldo Rissete, reforçou o papel do programa Rede de Secretários como elo entre o Sebrae/PR e as equipes de gestão municipal.
“São os secretários que, junto aos prefeitos e equipes locais, têm a capacidade de transformar o ambiente para o empreendedorismo. Eles são peças-chave para que a estrutura administrativa esteja alinhada com o fortalecimento dos pequenos negócios”, destacou Cesar Rissete.
Entre os destaques da programação estiveram painéis sobre modernização municipal, licenciamento simplificado (Descomplica Licenças), inteligência artificial na gestão pública, recomendações do TCE e impactos da reforma tributária para os municípios.
“Essa parceria com o Sebrae é fundamental, pois este foi o primeiro ano de governo de muitos municípios. É essencial que os secretários compreendam o funcionamento das políticas públicas e saibam acessar recursos, evitando perder oportunidades de investimento. Criar essa rede de conhecimento e apoio fortalece o Estado do Paraná”, afirmou Alex Canziani, secretário de Inovação e Inteligência Artificial do Paraná.
O evento contou com a presença do Marcos Rigoni, presidente da Junta Comercial do Paraná; Marcos Marini, diretor de Desenvolvimento e Integração da Secretaria de Estado das Cidades; Orlando Chiquetto, diretor de Desenvolvimento Institucional da Secretaria de Planejamento; coronel Jean Puchetti, chefe do Centro Estadual de Desburocratização da Casa Civil; e Rafael Ayres, coordenador-geral de Fiscalização do Tribunal de Contas do Paraná.
Integração estadual e visão nacional
Para o Sebrae Nacional, a Rede de Secretários paranaense é referência em integração e resultados.
“Ter um grupo de gestores capacitados, mobilizados e engajados em políticas públicas é essencial para alcançarmos os nossos objetivos. Essa cooperação entre Sebrae, Governo do Estado, Tribunal de Contas e municípios fortalece o desenvolvimento territorial do Paraná”, avaliou Jeconias Rosendo da Silva Junior, gerente da Unidade de Desenvolvimento Territorial do Sebrae Nacional.
Durante sua apresentação, Luiz Marcelo Padilha, gerente de Ambiente de Negócios do Sebrae/PR, apresentou os principais resultados do ciclo e anunciou os próximos passos do programa.
“Mais de 330 gestores foram capacitados neste ciclo, ampliando a capacidade técnica e estratégica dos municípios. O Paraná segue como referência nacional em políticas públicas para pequenos negócios”, afirmou Padilha.
Os resultados incluem a implementação de metodologias inovadoras de gestão, modernização de processos municipais, integração regional e criação de políticas de apoio ao empreendedorismo local.
Experiências que inspiram transformações em todo o Paraná
A Rede de Secretários tem mostrado, na prática, como a troca de experiências e o aprendizado colaborativo podem gerar impacto direto nas políticas públicas municipais. Em diferentes regiões do estado, gestores colocaram em ação metodologias e ideias compartilhadas ao longo do ciclo 2025, fortalecendo a gestão pública e o ambiente de negócios local.
Cascavel: conexões regionais e fortalecimento da governança
Para a secretária de Desenvolvimento Econômico de Cascavel, Margarida Carneiro, o programa ajudou a ampliar conexões estratégicas e fortalecer a governança local.
“O ciclo foi extremamente enriquecedor. A troca de experiências entre gestões de diferentes regiões ampliou minha visão sobre desenvolvimento econômico e fortaleceu meu papel como articuladora local”, afirma.
Inspirada em boas práticas de outros municípios, Cascavel adaptou novas metodologias e estabeleceu parcerias com entidades empresariais e instituições de ensino, o que tem resultado em políticas públicas mais eficazes e colaborativas. Margarida defende que o programa continue promovendo imersões práticas e missões técnicas entre os municípios.
“A Rede é um espaço essencial de cooperação e aprendizado coletivo”, conclui.