Caravana Reurb - PR reforça compromisso de Cascavel com a regularização fundiária
Evento reuniu representantes de todo o Oeste e destacou o protagonismo do município nas ações que garantem dignidade e segurança jurídica às famílias...
A regularização fundiária foi tema de mais uma Caravana da Reurb Paraná, realizada nesta sexta-feira(24), no auditório da prefeitura de Cascavel. Participaram o presidente da Cohavel(Companhia de Habitação de Cascavel) Beto Guilherme, o vice-presidente da Rib-PR, Fernando Matsuzawa e servidores de toda a região oeste, que atuam em cartórios de registro de imóveis.
A iniciativa teve como objetivo capacitar prefeituras, servidores, representantes do Judiciário e demais agentes públicos para a aplicação efetiva da regularização fundiária urbana, conforme a Lei nº 13.465/2017.
O evento faz parte do movimento nacional de regularização fundiária e marca um importante passo para fortalecer o trabalho que Cascavel vem desenvolvendo na área. “ É um evento organizado pelos registradores de imóveis do Paraná, para tratar da reurbanização, a regularização fundiária. Esse evento é muito importante para os órgãos, as entidades públicas participarem dele para ter uma experiência maior para ver como funciona a parte de regularização fundiária”, disse o presidente da Cohavel, Beto Guilherme.
O Presidente do IPC (Instituto de Planejamento de Cascavel), Vinicius Bozza, lembrou que em Cascavel “já foram regularizados mais de dois mil imóveis nos últimos anos. Nós somos referência para o Estado. Muitos conjuntos antigos que havia mais de 30 anos sem regularização fundiária, o Governo Municipal conseguiu resolver dando dignidade para as famílias, para realmente terem um lar, o lar de fato”.
O Paraná é o primeiro Estado a receber a Caravana após a nacionalização do projeto pelo Registro de Imóveis do Brasil, com apoio do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB) e do Operador Nacional do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (ONR).
Além da capacitação técnica, a Caravana também busca conscientizar a população sobre os benefícios da regularização, como segurança jurídica, valorização patrimonial, acesso a crédito e inclusão em políticas públicas.
“Nós registradores temos uma missão muito importante que é garantir e proteger a propriedade de toda população. O registro de imóveis tem uma ambição: tornar o Estado do Paraná o primeiro Estado 100% regularizado. E nós queremos contribuir com o conhecimento, com o ensino, estendendo as mãos para que a regularização não seja feita apenas pela prefeitura, mas que nós possamos escrever essa linda história a quatro mãos”, falou o vice-presidente da Rib-PR, Fernando Matsuzawa.