25 de outubro de 2025

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Nova ponte: Caminhões ficam presos em curva apertada e prefeitura pede a retirada de postes no Bairro XIV de Novembro

Inaugurada há pouco mais de um mês, estrutura sobre o Rio Quati começa a gerar transtornos no trânsito pesado de Cascavel

Nova ponte: Caminhões ficam presos em curva apertada e prefeitura pede a retirada de postes no Bairro XIV de Novembro
© Divulgação

A nova ponte do Bairro XIV de Novembro, inaugurada há pouco mais de um mês em Cascavel, vem causando dor de cabeça a motoristas de caminhão. A estrutura, que liga a Rua Souza Naves Sul e passa sobre o Rio Quati, já acumula registros de veículos grandes ficando presos nas curvas de acesso. Na manhã desta quinta-feira (23), mais um caminhão precisou de ajuda de outros condutores para conseguir manobrar e deixar o local.

O problema apontado pelos moradores, é que parte da via ficou estreita demais para veículos de grande porte. A situação se complica especialmente para quem vem da região central ou do Bairro Parque São Paulo e tenta acessar a BR-277 — a curva que leva à rodovia é apertada e exige atenção redobrada.

A Secretaria Municipal de Serviços e Obras Públicas informou que solicitou à Copel a retirada de dois postes para permitir o alargamento da pista. Mesmo com a burocracia envolvida, a expectativa é de que a alteração ocorra quanto antes, embora o prazo legal possa se estender por até um ano.

Enquanto isso, o município planeja instalar uma câmera de fiscalização no trecho, para coibir manobras irregulares e o desrespeito à sinalização. Desde a inauguração, muitos motoristas ignoram o looping obrigatório e realizam conversões diretas, o que agrava os riscos de acidentes.

A ponte, entregue no dia 20 de setembro, foi uma das obras mais aguardadas da cidade. Além de modernizar o acesso ao bairro, ela resolve um antigo ponto de alagamento por onde passam cerca de 25 mil pessoas diariamente. A nova estrutura tem 22 metros de largura, 16 de extensão e mais de três de altura, além de calçadas acessíveis, ciclofaixa e quatro pistas. A capacidade de vazão de água aumentou quase dez vezes em relação à ponte anterior.

Apesar do avanço estrutural, os ajustes no entorno ainda seguem em andamento. O trânsito na região mudou: quem vem pela marginal da BR-277, sentido Curitiba, precisa entrar no bairro e realizar o looping para retornar à via principal. Já quem vem do bairro e quer acessar a rodovia deve seguir pelas ruas João Fernandes, General Osório e Júlio Prestes antes de retornar à Souza Naves Sul.

Enquanto as melhorias não são concluídas, os caminhoneiros continuam enfrentando um desafio que nem a ponte nova conseguiu resolver: o aperto das curvas em Cascavel.

/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação

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