27 de outubro de 2025

Cascavel

Fale conosco

Paraná

União, inovação e visão de futuro marcam o Congresso Empresarial Faciap

O diretor superintendente da Faciap, Luciano Faustino, apresentou um balanço dos avanços obtidos pela entidade em 2025...

União, inovação e visão de futuro marcam o Congresso Empresarial Faciap
© Divulgação

A Faciap encerrou o 8º Congresso Empresarial Paranaense neste sábado, 25 de outubro de 2025, com uma intensa programação matinal. O dia começou com um talk show sobre “O avanço do associativismo moderno”, mediado pelo diretor da Faciap, Hilgo Gonçalves, e que contou com a participação do presidente da Facisc, Elson Otto; do vice-presidente da CACB, Ernesto Reck; do presidente do Conselho Superior da Associação Comercial da Bahia, Paulo Sérgio Costa Pinto Cavalcanti; e do presidente da Faciap, Flávio Furlan.

O diretor superintendente da Faciap, Luciano Faustino, apresentou um balanço dos avanços obtidos pela entidade em 2025 e destacou o fortalecimento da relação com as associações comerciais. Ele apresentou os investimentos realizados no Programa de Desenvolvimento de Lideranças Associativistas (PDLA), no Programa de Formação de Executivos e na Convenção de Executivos, que somaram cerca de R$ 900 mil.

“Nada disso seria possível sem o espírito de colaboração que une nossas associações, coordenadorias, parceiros e colaboradores”, afirmou Luciano.

Na sequência, a coordenadora de marketing comercial da Faciap, Sonale Kalinowski, apresentou a nova campanha de fortalecimento da marca Faciap, que busca consolidar sua identidade, valores e percepção de mercado. A iniciativa utiliza o personagem ‘Seo Zé’ como símbolo do pequeno comerciante que representa a base do associativismo e que precisa do apoio das associações comerciais e da comunidade local.

Sonale convidou presidentes e executivos das associações a se engajarem na campanha, reforçando a importância da valorização do comércio local.

Encerrando a programação, o economista e influenciador financeiro Pablo Spyer apresentou a palestra “Cenário econômico atual”.

“Não há mais a preocupação de que haverá uma recessão no mundo até o final de 2026”, afirmou Spyer, ao analisar as perspectivas econômicas globais e brasileiras.

Ele destacou fatores como as taxas de juros, o comportamento do dólar e as projeções de crescimento econômico, além de trazer uma análise geopolítica sobre os riscos de crise financeira na China, a influência dos Estados Unidos no cenário global e as tensões entre Rússia, Ucrânia e Otan.

Spyer também mencionou o papel da França na tentativa de aproximar a Ucrânia da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

Por fim, ressaltou os desafios e oportunidades para o empresariado diante das transformações do mercado, enfatizando a importância da informação e da educação financeira na tomada de decisões estratégicas.

/Assessoria Faciap - Foto: Divulgação

Mais Lidas