05 de novembro de 2025

Cascavel

Fale conosco

Cascavel

Cascavel lança "Selo de Confiança Sanitária" e implementa novo modelo de certificação para empresas locais

Iniciativa reconhece boas práticas, moderniza vigilância e fortalece setor produtivo local; anúncio aconteceu durante o III Encontro Intervigilância para municípios da 10ª Regional de Saúde

Cascavel lança "Selo de Confiança Sanitária" e implementa novo modelo de certificação para empresas locais
© Divulgação

Em mais um passo para garantir a qualidade sanitária da produção na região oeste, o município de Cascavel lançou, na manhã desta quinta-feira (5), o “Selo de Confiança Sanitária”, instituído pelo Decreto nº 19.924/2025, assinado pelo prefeito Renato Silva. A medida implementa um novo modelo de certificação sanitária no município, voltado ao reconhecimento das boas práticas e à qualificação das licenças já concedidas pela Vigilância Sanitária.

Com o novo selo, além da licença sanitária tradicional, empresas e estabelecimentos poderão obter uma certificação adicional de qualidade. Essa certificação será dividida em três níveis: bronze, prata e ouro, conforme o grau de conformidade e excelência nas práticas de segurança, higiene e atendimento às normas sanitárias. Os interessados poderão solicitar o selo, passando por um processo criterioso de avaliação conduzido pela Vigilância Sanitária de Cascavel.

Para o prefeito, Renato Silva, a nova medida vem para valorizar ainda mais as empresas que investem em qualidade. “Esse selo é mais um passo importante para os empresários de Cascavel. Ele mostra que a gente está no caminho certo, cuidando da saúde e também ajudando quem trabalha e faz a economia girar e isso traz mais confiança e mais desenvolvimento para toda a região. Essa é nossa missão: fazer Cascavel crescer com responsabilidade, com qualidade e com oportunidades para todos.”

O secretário de Saúde, Ali Haidar, explicou que o Selo de Confiança Sanitária representa uma evolução no processo de licenciamento dentro do município. “A licença sanitária já demonstra que o estabelecimento segue as normas e está apto a prestar atendimento, mas o selo vai além: ele ratifica o compromisso dos estabelecimentos com a segurança dos pacientes e consumidores, fortalecendo a credibilidade das empresas e impulsionando o desenvolvimento econômico da região. Além disso, o programa prevê a ampliação do prazo de validade da licença para os estabelecimentos certificados, e isso reforça a confiança e estimula a melhoria contínua. É um avanço importante, que beneficia o empresário, fortalece a saúde pública e moderniza toda a gestão sanitária do município.”

Encontro Intervigilância reforça integração entre municípios

O anúncio do selo aconteceu durante o III Encontro Intervigilância e III Oficina Regional VISA, que está sendo realizado nesta quarta-feira (5), no Black Cap, em Cascavel. O evento reúne técnicos da Vigilância em Saúde de Cascavel e dos 24 municípios que integram a 10ª Regional de Saúde, com o tema “Vigilância em Saúde e suas conexões com a contemporaneidade: Empreender, Vigiar, Proteger, Transformar, Evoluir”.

A proposta do encontro é fortalecer a integração entre as vigilâncias (Sanitária, Epidemiológica, Ambiental e em Saúde do Trabalhador) e atualizar os profissionais sobre as novas diretrizes pactuadas na Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

De acordo com o diretor da 10ª Regional de Saúde, Rubens Griep, o encontro é fundamental para estimular a troca de experiências e o aprimoramento técnico dos profissionais de vigilância. “Aqui nós estamos reunindo quatro grandes áreas das vigilâncias em saúde, todas elas com um aspecto muito amplo de atuação e a necessidade de incorporação não só de tecnologias novas de cuidado, mas também de atualização legal da legislação pertinente às suas áreas de atuação. Então é um grande evento que vai oportunizar a troca de experiência entre esses profissionais.”

A assessora da Casa Civil do Governo do Estado, Izabella Brito, destacou que o Paraná é líder nacional na dispensa de atividades de baixo risco. “O Governo do Paraná tem trabalhado fortemente para simplificar processos e reduzir burocracias. Em 2023, foi emitido o Decreto nº 3434, que trata especificamente sobre as atividades de baixo risco, e agora o Decreto nº 10.590 dá continuidade a esse avanço, consolidando o Estado como líder nacional nesse indicador. É fundamental que a Vigilância Sanitária e todos os órgãos licenciadores participem ativamente dessa construção, fortalecendo a gestão local e a eficiência do Estado.”

O evento contou ainda com a presença do especialista em Regulação e Vigilância Sanitária da Anvisa, Alex Sander Duarte da Mata, que reforçou a importância da capacitação contínua. “Sem qualificação e informação, não há como oferecer serviços de qualidade e segurança à população. Esse movimento, que acontece em todas as regiões do país, fortalece o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária e garante que o cuidado chegue à população de forma segura e eficiente."

/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação

Mais Lidas