06 de novembro de 2025

Cascavel

Fale conosco

Cascavel

“Empreender é o motor que oxigena o cotidiano da Acic”, afirma Blazius

O Paraná foi um dos primeiros estados a disseminar a proposta e a Acic foi pioneira entre mais de 200 associações...

Foto: Divulgação

A Acic foi a primeira associação comercial do Paraná a aderir a uma ideia, na época, que gerava mais dúvidas do que certezas. Inspirado em um revolucionário projeto alemão, o Empreender foi trazido ao Brasil pelas mãos do Sebrae, que o adaptou à realidade nacional. O Paraná foi um dos primeiros estados a disseminar a proposta e a Acic foi pioneira entre mais de 200 associações comerciais a apostar na estratégia de transformar empresários de um mesmo ramo em parceiros.

Vinte e sete anos depois, o Empreender segue mais forte do que nunca na Acic, como afirmou o presidente Marcio Blazius durante reunião do Conselho de Núcleos, na manhã desta quinta-feira, 6, na Sala Paraná: “O Empreender é o motor que oxigena o cotidiano da associação comercial”. A referência se deve ao fato de, atualmente, 37 grupos, dos mais diferentes setores produtivos, atuar sob a metodologia do programa, contribuindo para fortalecer empresas e a economia, integrando empresários e empreendedores. “Estamos muito felizes com tudo o que o Empreender representa”, conforme Blazius.

O diretor do Empreender, Fabio Alberti, falou das contribuições dos núcleos ao contínuo processo de fortalecimento do setor produtivo e fez relato de eventos recentes dos núcleos. O consultor Gerson Grassia falou sobre Associativismo Empresarial e apresentou números que mostram o tamanho do movimento. Atualmente, o Brasil conta com 22 milhões de empresas e 90% delas são MEIs, micros e pequenas. Somente em 2024, afirmou, mais de 3,3 milhões de novas foram criadas. “Somos empreendedores”, disse ele, ao se referir a uma das características do brasileiro. No Paraná, são 1,8 milhão de empresas.

Inteligência coletiva.

Gerson falou do sistema associativista, formado por associações comerciais, coordenadores, federação e confederação que, atualmente, reúne mais de dois milhões de empresas no País. Entre os fatores que agrupam pessoas, o consultor citou problemas comuns, sensação de isolamento, falta de recursos e percepção do coletivo e das realizações possíveis por meio dessa estratégia de união. Sobre engajamento, ele apontou quatro sensos, de pertencimento, de relevância, de convergência e de evolução. O ganho, conforme Grassia, está no despertar da inteligência coletiva.

Em seguida, a reunião do Conselho de Núcleos abriu espaço para apresentação de cases. O de Marketing, apresentou portfólio de profissionais e evento inédito, sobre TikTok Shop, agendado para 18 de novembro, e o de Corretores de Seguros, com síntese do sucesso que foi a recente terceira edição do festival gastronômico Brasaseg. As apresentações foram feitas pelos coordenadores Lucas Moraes e Maria Lúcia de Almeida, respectivamente.

Depois, coordenadores puderam falar de eventos agendados para os próximos dias, como o 2º Imagem que Fala, do Núcleo de Imagem e Estilo, no dia 12 de novembro, e 6º Fórum Mulher Ser, do Acic Mulher, dia 5 de dezembro. E em março de 2026, o Acic Jovem vai receber, em Cascavel, a primeira edição do Encontro de Jovens Empresários do Paraná.

Por: SOT/Assessoria ACIC - Foto: Divulgação

Leia Também

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.