10 de novembro de 2025

Cascavel

Fale conosco

Cascavel

Renato Silva assina decreto de apoio humanitário com maquinários, servidores e doações a Rio Bonito do Iguaçu

Medida considera situação de calamidade pública da cidade atingida pelo tornado e reforça a solidariedade com os atingidos....

Renato Silva assina decreto de apoio humanitário com maquinários, servidores e doações a Rio Bonito do Iguaçu
© Divulgação

O prefeito de Cascavel, Renato Silva, formalizou, por meio de decreto, o envio de apoio humanitário ao município de Rio Bonito do Iguaçu, atingido por um tornado que deixou um cenário de devastação, além de centenas de famílias desabrigadas. A ação é de solidariedade aos irmãos paranaenses e foca na reconstrução da cidade. 

A medida considera a situação de calamidade pública decretada pelo Governo do Estado e reforça o caráter de cooperação entre os municípios em situações de emergência. Desde as primeiras horas após o desastre, equipes técnicas do município foram mobilizadas à cidade.

Pelo decreto, Cascavel está autorizada a disponibilizar servidores, veículos, equipamentos e serviços para atuar diretamente nas operações de socorro, auxílio emergencial e assistência às famílias atingidas.

A coordenação das ações será feita pela Defesa Civil e pela Secretaria Municipal de Assistência Social em alinhamento com a Defesa Civil do Estado e com a gestão de Rio Bonito do Iguaçu. Entre as frentes de trabalho previstas estão o envio de alimentos, água potável, agasalhos, cobertores e demais itens essenciais, além de apoio logístico e mobilização com equipamentos e veículos do Município e mobilização de servidores e voluntários para atuar nas operações de socorro.

As despesas destinadas a esse suporte serão com recursos próprios do Município, com possibilidade de suplementação, caso necessário. O decreto passou a valer hoje (10), com efeitos retroativos de sábado (8). 

A Prefeitura de Cascavel reforça que seguirá atuando para oferecer suporte às famílias que enfrentam, neste momento, o duro processo de reconstrução.

/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação

Mais Lidas