25 de novembro de 2025

Cascavel

Fale conosco

Cascavel

Prefeitura de Cascavel inicia estudo para estruturar terceirização da iluminação pública e aprimorar serviços urbanos

O secretário de Serviços e Obras Públicas, Severino Folador, detalha que é um primeiro passo para dar mais celeridade às demandas da comunidade.

Prefeitura de Cascavel inicia estudo para estruturar terceirização da iluminação pública e aprimorar serviços urbanos
© Divulgação

A Prefeitura de Cascavel avança na busca por soluções mais ágeis para a manutenção da iluminação pública e outros serviços relacionados à infraestrutura urbana. A Secretaria de Serviços e Obras Públicas está em fase de contratação da Funpar (Fundação da Universidade Federal do Paraná) para elaborar um estudo técnico que vai embasar uma possível Parceria Público-Privada, para a terceirização dos serviços de iluminação pública do Município. A primeira reunião aconteceu ontem (24), na Prefeitura, com representantes do governo, vereadores e da fundação.  

O secretário de Serviços e Obras Públicas, Severino Folador, detalha que é um primeiro passo para dar mais celeridade às demandas da comunidade. “É um estudo de viabilidade técnica para que a gente possa fazer essa terceirização. Ainda temos dificuldade de compras de insumos e na manutenção diária da iluminação. Vimos o caminho de vários municípios com a terceirização, fazendo com que entidades particulares possam fazer o cuidado da nossa iluminação”.  

Apesar dos esforços do governo municipal para adquirir materiais para a iluminação, ainda se tem muitos gargalos, com a oferta de produtos sem qualidade. O Município avalia o modelo de terceirização, já adotado em diversas cidades brasileiras, que pode representar uma solução mais definitiva, uma vez que empresas especializadas poderão manter estoques e garantir padrões de qualidade.

O estudo vai apontar a viabilidade da PPP, detalhando custos, impacto na economia do município, modelo de gestão e serviços inclusos no escopo. Além da iluminação, também serão avaliados os seguintes itens: 

- Sistema de Videomonitoramento Inteligente;

- Sistema de Wi-Fi Público Inteligente;

- Sistema de Contagem e Controle de Tráfego; 

- Sistema de Monitoramento Ambiental de Risco; 

- Sistema de Fibra Ótica; 

- Sistema de Monitoramento de Frota; 

- Sistema de Estacionamento Rotativo Inteligente; 

- Sistema de geolocalização e mapeamento. 

Após a confirmação da viabilidade técnica, financeira e operacional, o Município seguirá para o próximo passo, que seria submeter o projeto a um processo licitatório estruturado na B3, isto é, por meio de leilão. A previsão é que o estudo seja concluído em seis meses.

/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação

Mais Lidas