25 de novembro de 2025

Cascavel

Fale conosco

Cascavel

OAB Cascavel destaca coragem e ética na penúltima cerimônia de juramento de 2025

Sessão de compromisso público acolheu 15 novos profissionais, de oito subseções, nos quadros da Ordem

Foto: Divulgação

A sede da OAB Cascavel (Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção de Cascavel) recebeu, na tarde dessa segunda-feira (24), a penúltima sessão solene de compromisso de novos advogados e advogadas do Paraná. Quinze bacharéis, sendo 13 mulheres, oficializaram a entrada na profissão ao receberem sua carteira e número de Ordem.

A cerimônia foi presidida pela conselheira estadual da OAB Paraná, doutora Doralice Fagundes dos Santos Marchioro, e reuniu profissionais de Cascavel e das subseções de Paranavaí, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Goioerê, Maringá, Assis Chateaubriand e Tri-Fronteira. Em sua fala, Doralice destacou coragem, preparo e compromisso como pilares essenciais do exercício profissional. 

“A sociedade confia na advocacia e na ética que sustenta essa profissão, que não tem espaço para covardes. Ela requer firmeza, serenidade e coragem para defender direitos mesmo diante de injustiças, pressões e incompreensões”, afirmou.

A mesa foi secretariada pela advogada Eliane Deola da Fonseca, secretária-geral da OAB Cascavel. Familiares, autoridades e representantes da advocacia acompanharam o início da caminhada dos novos inscritos, que, seguindo o juramento conduzido pela bacharel Betina Letícia dos Santos, da Subseção de Cascavel, se comprometeram “exercer a profissão com dignidade, independência e ética, defendendo prerrogativas, Constituição, direitos humanos e justiça social”.

Ética e prerrogativas 

Os valores foram reforçados pelo presidente em exercício da OAB Cascavel, doutor Eduardo Biavatti Lazarini - vice-presidente da Subseção e coordenador do curso de Direito da Univel -, que destacou que prerrogativas não são privilégios, mas garantias estruturais para que a advocacia atue com independência e firmeza. “É um desafio que devemos enfrentar juntos. A nossa profissão é fundamental para a democracia e para o Estado Democrático de Direito”.

O desafio da primeira sustentação oral

Como tradição nas cerimônias de acolhimento, os novos advogados tiveram espaço para seu primeiro exercício de argumentação pública. A advogada Manoela Bertoldi Dias, de Dois Vizinhos, valorizou a conquista coletiva e a importância da união da classe em um cenário nacional desafiador. “A profissão exige dedicação, respeito mútuo e compromisso com o Direito. Que sigamos unidos e levando nossas histórias adiante com dignidade”.

Já o advogado Dionatan Cristofani Arruda Antunes, da Subseção de Francisco Beltrão, relembrou a trajetória de estudo e perseverança vivida pelos colegas e o desafio que ela representa. “Não escolhemos o Direito apenas porque gostamos de falar, escrever ou estudar. Nos tornamos advogados porque não suportamos a injustiça. Permaneceram ps fortes, os que não fugiram da luta. E isso já diz muito sobre o que nos trouxe até este momento”.

A presidente da sessão abriu ainda a palavra aos juramentandos. A advogada Bruna Manfroi, de Dois Vizinhos, aceitou o desafio e compartilhou a emoção de realizar sua primeira sustentação já como inscrita da OAB Paraná. “Perseverança nos trouxe até aqui. Foi e continua sendo desafiador. Contudo, estamos preparados. Que sejamos justos, honestos e atendamos nossos clientes com humanidade e acolhimento. É isso que falta na sociedade”.

Programas fortalecem a jovem advocacia

A cerimônia marca a transição do bacharel de Direito para a vida profissional dentro do Programa Sexto Ano, iniciativa da OAB Paraná que oferece suporte direto aos inscritos no primeiro ano de carreira. O pacote de benefícios foi apresentado pela diretora da Jovem Advocacia e conselheira subseccional, Juliana Kuhn, que detalhou a carteira provisória, o PIN de acesso ao TJPR, cursos, descontos e formações desenhadas a partir das demandas da classe. “É temido o tão esperado sexto ano. Mas ninguém caminha sozinho. Aqui a jovem advocacia tem voz, espaço e representatividade”, reforçou.

O delegado da Caixa de Assistência dos Advogados da OAB Cascavel, Juliano Tolentino, convidou os novos colegas a usufruir dos serviços da CAA-PR, que funcionam como rede de apoio com convênios, atividades culturais e esportivas, coworkings e os modernos Espaços 360, com inauguração prevista para Cascavel em 2026. “São inúmeros benefícios que revertem a anuidade em prol de saúde, bem-estar e acolhimento. Além disso, temos projetos esportivos e culturais que fortalecem a integração e senso de comunidade entre os profissionais”.

Demais autoridades

Compuseram a mesa o tesoureiro da Ordem em Cascavel, Josney Oliveira da Silva; o diretor de prerrogativas, Leandro Morateli Battista; a coordenadora do Exame de Ordem da Subseção e membro da 9ª Turma do TED da OAB Paraná, Denise de Lima; e a advogada Amanda Jackeline Kern, coordenadora do conselho subseccional.

As cadeiras de honra receberam a presidente da Comissão da Advocacia Iniciante, Aline Bianchi Lopes Garcia; a presidente da 9ª Turma do Tribunal de Ética e Disciplina, Camila Milazoto Ricci (representando o curso de Direito da Unipar); a coordenadora-geral da ESA, Antonella Marques Neves; o advogado Lucas Augusto da Rosa (representando o curso de Direito da FAG); e a advogada Andreia Postal, representando o curso de Direito da Anhanguera. A Comissão de Direitos Humanos esteve representada por Márcia Cristina Cavalcanti Mateus e pelo vice-presidente, Antenor Marcos Mateus.

Por: SOT/Assessoria OAB - Foto: Divulgação

Leia Também

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.