28 de novembro de 2025

Cascavel

Fale conosco

Cascavel

Cascavel encerra 2ª edição do "Minha Escola é Nota 10" com premiação a e ações reforçadas contra o mosquito Aedes aegypti

Projeto mobiliza escolas municipais e destaca o papel das crianças na conscientização das famílias para combater o vetor...

Cascavel encerra 2ª edição do "Minha Escola é Nota 10" com premiação a e ações reforçadas contra o mosquito Aedes aegypti
© Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, realizou de setembro a novembro a 2ª edição do projeto “Minha Escola é Nota 10”, com a proposta de incentivar a comunidade escolar a intervir de forma adequada no ambiente de convivência para evitar a proliferação do vetor Aedes aegypti.

E nesta sexta-feira (28), às 8h30, no Ceavel, aconteceu o encerramento das atividades, com premiação para as escolas que se destacaram nas ações realizadas durante o ano. Os grandes ganhadores foram as escolas municipais Arminda Tereza Villvock, Dulce P. P. Tavares e Emília Galafassi.

De acordo com o secretário de Saúde, Ali Haidar, envolver as crianças é uma das estratégias mais eficazes de combate ao mosquito. “A criança leva para dentro de casa aquilo que aprende na escola. Quando ela fala sobre dengue, a família passa a olhar de forma diferente. Esse envolvimento faz toda a diferença na promoção da saúde”. 

O assessor de gabinete da Semed, Dejair Márcio, reforça que o tema já está inserido no cotidiano pedagógico. “A maioria das escolas participou, porque esse é um assunto que faz parte da rotina. A dengue é um problema sério, e esse trabalho em parceria com a Saúde foi muito proveitoso”. 

O prefeito Renato Silva destacou o papel de união entre escola, família e Município no enfrentamento ao mosquito. “Esse é um compromisso de todos. Nada melhor do que estarmos unidos, vigilantes e atentos, porque às vezes a correria do dia a dia faz a gente passar despercebido. A conscientização das crianças transforma o cuidado dentro de casa.”

Ao longo dos meses, o projeto possibilitou uma ampla atuação da vigilância contra o Aedes aegypti junto às escolas municipais que aderiram à iniciativa, envolvendo diretores, professores e alunos, um trabalho conjunto que, segundo as pastas, já reflete em saldo positivo para a saúde de Cascavel. Vale destacar que Cascavel apresenta baixo risco de infestação do mosquito Aedes Aegypti, conforme o último LIRAa.

/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação

Mais Lidas