04 de dezembro de 2025

Cascavel

Fale conosco

Cascavel

Secretaria de Saúde de Cascavel recebe autorização e terá primeira turma de residência em psiquiatria do Município

Programa é aprovado pela Comissão Nacional de Residência Médica e reforça capacitação de profissionais para cuidar da saúde mental...

Secretaria de Saúde de Cascavel recebe autorização e terá primeira turma de residência em psiquiatria do Município
© Divulgação

A Secretaria de Saúde de Cascavel acaba de ter mais uma grande conquista: o Programa de Residência Médica em Psiquiatria, que foi aprovado pela Comissão Nacional de Residência Médica, e terá sua primeira turma já em março de 2026. Serão ofertadas quatro vagas, com processo seletivo seguindo os critérios do Enare (Exame Nacional de Residência).

A residência, que é uma pós-graduação com duração de três anos, tem o objetivo de capacitar médicos para a especialização em psiquiatria, habilitando os profissionais para avaliar e tratar pacientes com transtornos mentais e emocionais. O programa conta com carga horária total de 8.640 horas, divididas ao longo dos três anos, com jornada semanal de 60 horas , sendo 20% destinada a atividades teóricas e 80% a atividades práticas.

Em outubro, o programa recebeu a visita do avaliador, Dr. Luís Eduardo Barboza, da Comissão Estadual de Residência Médica do Paraná, que analisou estrutura, cenários práticos e o projeto pedagógico, conforme as diretrizes nacionais da área. Após essa etapa, o Programa de Residência em Psiquiatria foi avaliado pela Câmara Técnica Nacional e submetido à plenária da Comissão Nacional de Residência Médica, obtendo aprovação por meio do parecer nº 1758/2025.

Para o secretário municipal de Saúde, Ali Haidar, o credenciamento representa um “marco estratégico para o município de Cascavel, especialmente diante do crescente desafio de atender às demandas de saúde mental da população. Essa ação foi uma das primeiras decisões que a gente tomou na Secretaria de Saúde no início do ano. Sabíamos que seria preciso fazer um investimento que fosse um significativo na área de saúde mental, e essa é uma das ações que estavam entre os pontos alinhados que seriam ações que o Município iria desenvolver”. Ele destacou ainda que ampliar o número de profissionais qualificados é essencial para fortalecer a rede de atenção psicossocial e garantir cuidado integral, humanizado e contínuo aos usuários do SUS.

Com a aprovação nacional, Cascavel passa a contar com formação especializada para atuação em situações de alta complexidade, como transtornos mentais graves, crises psiquiátricas e quadros que exigem acompanhamento multiprofissional e terapias específicas. Além de qualificar o atendimento, o credenciamento fortalece serviços já existentes, como ambulatórios, unidades básicas, Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), além de serviços hospitalares e emergenciais.

O município também deverá sentir reflexos socioeconômicos positivos, já que se torna polo formador de especialistas, o que contribui para fixar profissionais na região, reduzir rotatividade e enfrentar a escassez de psiquiatras.

Gilson Fernandes da Silva, gerente da Escola de Saúde Pública Municipal, pontua que o investimento em formação especializada fortalece o papel de Cascavel como referência regional. “A implantação da residência em psiquiatria reforça o compromisso do município com políticas públicas de saúde mental, alinhadas aos princípios do SUS, a promoção da dignidade humana e a construção de uma sociedade mais acolhedora e inclusiva. É um avanço que beneficia não apenas os profissionais, mas toda a comunidade, garantindo acesso ampliado e qualificado ao cuidado em saúde mental”, finaliza

/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação

Mais Lidas