Curso de Direito da PUCPR Toledo obtém segundo destaque do ano em júri simulado
Estudantes enfrentaram mais de 60 equipes em atividade prática que exigiu alta habilidade de argumentação oral...
O curso de Direito da PUCPR, Câmpus Toledo, conquistou o terceiro lugar no I Moot de Direitos Humanos da OAB Paraná. A competição, realizada nos dias 9 e 10 de dezembro, teve a participação de mais 60 equipes de diversas instituições do Brasil e 16 equipes selecionadas para a fase oral.
"No julgamento simulado, os estudantes prepararam um memorial e assumiram o papel de oradores em um caso hipotético perante a Corte Interamericana de Direitos Humanos. O objetivo é que os estudantes possam desenvolver competências essenciais da prática jurídica, como argumentação oral, redação técnico-jurídica e pensamento crítico e domínio do Sistema Interamericano de Direitos Humanos", avalia Valter Freitas, professor do curso de Direito da PUCPR Toledo.
O caso fictício desta edição foi elaborado pela jurista Flávia Piovesan, uma das maiores autoridades brasileiras em Direito Internacional dos Direitos Humanos, elevando o rigor técnico e o alcance acadêmico da competição. "Os estudantes tiveram a oportunidade de apresentar argumentações com estratégia e análise crítica, e foram analisados por uma banca composta por professores e juristas que são referência na área. Uma grande oportunidade de conhecimento prático", ressalta Valter.
A equipe foi composta pelos oradores Julia Victória Savaris de Oliveira e Gabriel Ziebell Galvão, e pelas estudantes pesquisadoras Eduarda Vitória Ortolan e Luísa Thomé de Souza, sob a orientação do professor Valter Freitas.
Esse é o segundo destaque do ano do curso de Direito da PUCPR Câmpus Toledo. Em agosto, os estudantes foram classificados no evento de nível nacional, o I Julgamento Simulado do Supremo Tribunal Federal (STF), STF Moot. "As competições são de alta complexidade e reforçam a parte prática dos universitários. E novamente obtivemos um desempenho de destaque, o que evidencia o diferencial de ensino, principalmente na prática", enfatiza o coordenador do curso de Direito da PUCPR, Denner Pereira.