23 de janeiro de 2026

Cascavel

Fale conosco

Cascavel

HUOP registra aumento de nascimentos e avanços no cuidado materno em 2025

Dos internamentos realizados na UTI Neonatal, mais de 40% dos pacientes atendidos foram de municípios da macrorregião

HUOP registra aumento de nascimentos e avanços no cuidado materno em 2025
© ACS/HUOP

As estatísticas apresentadas neste início de 2026 comprovam: o Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) encerrou 2025 celebrando vidas, cuidado e resultados que refletem a dedicação diária das equipes envolvidas na saúde neonatal. Entre janeiro e o início de dezembro, o Banco de Leite Humano (BLH), a UTI e a UCI Neonatal apresentaram dados que traduzem acolhimento, eficiência e impacto direto na sobrevivência e no desenvolvimento de bebês prematuros e recém-nascidos em risco.

No BLH, foram realizados 6.335 atendimentos, com 2.942 litros de leite coletados, o que representa uma média mensal de 264,4 litros. Do total, 2.589,4 litros foram distribuídos para recém-nascidos que dependem desse suporte nutricional. Ao longo do ano, 2.925 mulheres foram doadoras e receptoras, e as equipes realizaram ainda 2.443 visitas domiciliares, reforçando o compromisso com o apoio contínuo às famílias, dentro e fora do hospital. Somando os atendimentos individuais e em grupo, o serviço atingiu 6.925 atendimentos.

Outro indicador de vitalidade dentro do HUOP está nos nascimentos. Durante o ano de 2025, foram registrados 3.986 nascimentos, sendo 62 gemelares. Em 2024, foram 3.617 nascimentos, com 53 gemelares, ou seja, um total de 369 crianças a mais vieram ao mundo no HUOP em comparação ao ano anterior.

A UTI Neonatal também apresenta números importantes: em 2024, 236 bebês passaram pela unidade, enquanto em 2025 esse número chegou a 282. Um dado que destaca a importância do HUOP para toda a região é que, dos recém-nascidos que utilizaram a UTI Neonatal, 159 eram de Cascavel e 123 de outros municípios, representando mais de 40% dos atendimentos.

Na UCI Neonatal, em 2024 foram registrados 385 atendimentos e, em 2025, 426.

Os números de 2025 revelam mais do que estatísticas: mostram histórias que se iniciam, superações diárias e um trabalho que prioriza a vida desde os seus primeiros instantes. Cada atendimento, cuidado e litro de leite doado representa o impacto humano de uma rede que se dedica, todos os dias, a garantir que mais crianças tenham um começo seguro e acolhedor.


Acesso ao Banco de Leite

O Banco de Leite Humano atende mulheres com dificuldades para amamentar, famílias preocupadas com o ganho de peso do recém-nascido e casos de intercorrências mamárias, como mastite, infecções, ingurgitamento mamário, além de situações de excesso ou baixa produção de leite. O atendimento é baseado na escuta qualificada, orientação especializada e acompanhamento contínuo.

Além do cuidado direto às lactantes, o Banco de Leite Humano realiza a captação de leite humano, incluindo visitas domiciliares para coleta. Após o processo de pasteurização, o leite é destinado principalmente a recém-nascidos internados, especialmente aqueles de baixo peso ou que não podem receber o leite de suas próprias mães. Todo o trabalho segue rigorosamente as normas estabelecidas pela Vigilância Sanitária, garantindo a segurança e a qualidade do alimento ofertado.

As Unidades Básicas de Saúde, ambulatórios e hospitais de Cascavel e região são responsáveis pelo encaminhamento das famílias ao serviço, reconhecido como referência na promoção da saúde materno-infantil. Como cuidado complementar, o Banco de Leite Humano também disponibiliza a laserterapia de baixa radiância, recurso que auxilia na cicatrização de fissuras mamilares, na redução de inflamações e no alívio das dores associadas à amamentação, contribuindo para a manutenção do aleitamento materno.

Para a coordenadora do Banco de Leite Humano, Jociani Fátima Castro, o trabalho desenvolvido vai além da assistência técnica.

“Nosso papel é acolher cada mãe e cada família de forma individualizada, oferecendo apoio e orientação para que a amamentação seja um momento mais tranquilo e seguro. Esse cuidado faz diferença tanto para a saúde do bebê quanto para o bem-estar da mulher”, destaca.

O acesso ao Banco de Leite Humano pode ser feito por telefone ou WhatsApp, pelo número (45) 3321-5243, ou presencialmente, na Rua Carijós, s/n, no Banco de Leite Humano do Hospital Universitário do Oeste do Paraná.

/Assessoria HUOP - Foto: ACS/HUOP

Mais Lidas