27 de janeiro de 2026

Cascavel

Fale conosco

Corbélia

Corbélia amplia inclusão educacional com tecnologia assistiva em escolas e na APAE

Município integra iniciativa regional que amplia acessibilidade, leva tecnologia assistiva às escolas e fortalece inclusão de estudantes e famílias.

Corbélia amplia inclusão educacional com tecnologia assistiva em escolas e na APAE
© Divulgação

Corbélia passa a contar com um novo patamar de inclusão educacional ao integrar o Projeto Por um Futuro Inclusivo, iniciativa que fortalece políticas públicas de acessibilidade e beneficia diretamente as sete escolas municipais da sede e dos distritos de Penha e Ouro Verde, além da APAE. A ação amplia o Atendimento Educacional Especializado com a entrega de equipamentos de tecnologia assistiva e posiciona o município entre os 38 do Oeste do Paraná contemplados por uma parceria estratégica entre a AMOP e a Itaipu Binacional, voltada a cidades com até 20 mil habitantes.

O alcance do projeto vai além da rede de ensino e inclui pessoas com deficiência motora moderada a severa e comprometimento da fala, desde que acompanhadas por serviços públicos como CRAS, Assistência Social, Saúde ou Educação, possibilitando acesso a terminais de acessibilidade digital com inteligência artificial capazes de transformar movimentos faciais voluntários em comunicação verbal. Entre os recursos entregues, o Teclado TiX se destaca por permitir o controle do computador com apenas onze teclas sensíveis ao toque, inclusive por meio do piscar dos olhos, e quando integrado ao aplicativo Expressia contribui para o desenvolvimento motor, cognitivo e comunicacional em contextos educacionais e terapêuticos.

O projeto também assegura formação continuada aos professores das Salas de Recursos Multifuncionais, fator decisivo para o uso qualificado das ferramentas e para melhores resultados no processo de ensino-aprendizagem. A iniciativa consolida o compromisso de Corbélia com igualdade de oportunidades, inclusão social e fortalecimento da rede de apoio a estudantes, famílias e profissionais das áreas da educação e da saúde.

/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação

Mais Lidas